Nordeste Transmontano

Calor fora de época fez disparar incêndios florestais

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2015-03-12 09:12

Em pleno inverno os incêndios não dão tréguas aos bombeiros. Só no passado fim-de-semana a corporação de voluntários de Bragança foi solicitada para “acorrer a 6 ou 7” fogos neste concelho, deu conta José Fernandes, o comandante, que confirmou que “este ano se têm registado mais fogos” do que em igual período do ano passado.
O Comandante Distrital de Operações de Socorro de Bragança, João Afonso, admite que “se verificou um aumento do número de ocorrências face a 2014”, desde que as temperaturas subiram, sobretudo nos concelhos de Bragança e Macedo de Cavaleiros.  O responsável ressalvou “que se tratam de situações que têm sido facilmente dominadas pelos bombeiros”, ainda que “envolvam  meios significativos”.
João Afonso diz que o aumento dos fogos no inverno já aconteceu em outras ocasiões, “normalmente em anos secos e de inverno quente, o que não se verificou no ano passado porque estava mais chuvoso”. 
O Parque Natural de Montesinho, na área de Bragança, tem sido uma das zonas mais afectadas pelos fogos deste final de inverno. No fim-de-semana registaram-se incêndios em França, Laviados e Montesinho.  

Tags

Assinaturas MDB