FUTEBOL FORMAÇÃO

GD Bragança e Académico Alves Roçadas empatam em dérbi com final quente

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 01/31/2026 - 22:51

O Grupo Desportivo de Bragança e o Académico Alves Roçadas empataram a duas bolas, este sábado, no dérbi transmontano referente à 4.ª jornada da Série A da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional Sub-19 da 2.ª Divisão, disputado no Estádio Municipal de Bragança.

Num encontro em que o treinador do GD Bragança, Alexandre Diegues, contou, além de Babou, com outro dos habituais convocados da equipa principal, Vieirinha, o técnico estreou ainda os reforços Marco Gonçalves e Nuno Magalhães.

A equipa da casa entrou melhor e adiantou-se aos 13 minutos, quando Babou converteu com êxito uma grande penalidade, assinalada por falta de Gabi sobre Dinis. Apesar de dominar por períodos a primeira parte, os brigantinos acabaram surpreendidos aos 43’, numa rápida transição do Académico Alves Roçadas concluída por Kiko, que restabeleceu a igualdade.

No segundo tempo, os brigantinos voltaram a colocar-se em vantagem aos 50 minutos, com Nuno Magalhães a marcar de cabeça na sequência de um lance de bola parada.

O encontro manteve-se intenso e disputado, com os ânimos a exaltarem-se ao minuto 81, numa escaramuça que resultou em cartões amarelos para Rafa e para o camisola 9, além da expulsão do treinador-adjunto dos visitantes, Alexandre Alves.

Já em tempo de compensação (90'+4), Denis aproveitou uma má abordagem do guarda-redes brigantino para estabelecer o resultado em 2-2.

Após o apito final, registaram-se momentos de tensão entre jogadores de ambas as equipas, com trocas de palavras e agressões, situação que levou à intervenção da polícia para acalmar os ânimos.

No rescaldo da partida, o treinador do GD Bragança, Alexandre Diegues, considerou que se tratou de “um jogo muito difícil”. O técnico destacou ainda a prestação da sua equipa na primeira parte, referindo que “com bola conseguimos ferir mais o adversário”, admitindo que, após o intervalo, “o cansaço retirou algum critério na definição”. “É um ponto que sabe a pouco, tendo em conta a entrega, mas neste campeonato mais vale somar do que perder”, afirmou, acrescentando que sentiu a equipa “confiante pela exibição, embora frustrada com o resultado”.

Do lado do Académico Alves Roçadas, o treinador Paulo Martins classificou o dérbi como “um jogo intenso e dinâmico”. “Tudo fizemos para conquistar pontos, com o objetivo sempre na vitória, perante um adversário motivado por jogar em casa”, referiu.

Sobre os incidentes finais, Paulo Martins lamentou a situação, considerando tratar-se de “episódios que devem ser evitados”.

Feitas as contas a este empate, o GD Bragança ocupa o sexto lugar da classificação, com quatro pontos, enquanto o Académico Alves Roçadas segue no quarto posto, com sete pontos. A próxima jornada está marcada para 7 de fevereiro, com o GD Bragança a deslocar-se ao Campo Paulino Velho Gomes para defrontar o Âncora Praia FC, enquanto o Académico Alves Roçadas recebe o Varzim.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

Assinaturas MDB