Nordeste Transmontano

Internamentos mantêm trajetória de descida semanal mas são superiores a 2020 e 2021

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-05-26 11:18

O número de pacientes internados nos hospitais do distrito de Bragança devido à covid-19 mantém a tendência de descida das últimas semanas.
Ainda assim, os números são bastante superiores aos verificados em 2020 e 2021 por esta altura.

De acordo com informação prestada ao Mensageiro de Bragança pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, ontem estavam internados 30 pacientes nas três enfermarias do distrito (Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros). Apenas um paciente estava a necessitar de cuidados intensivos.

Ou seja, ao todo havia ontem menos seis pacientes em enfermaria (eram 36 na semana passada) e menos um em cuidados intensivos (eram dois há oito dias).
No entanto, comparativamente com o cenário vivido por este altura em 2020 e 2021, primeiros anos da pandemia, verifica-se que, atualmente, há mais pacientes a necessitar de internamento, apesar de o processo de vacinação estar em curso desde o início do ano passado.

Assim, a 25 de maio de 2020 havia 12 pacientes em enfermaria e um em cuidados intensivos enquanto que a 25 de maio de 2021 eram apenas quatro os pacientes internados, todos em enfermaria (portanto, a necessitarem de menos cuidados médicos).

Recorde-se que desde o início de maio que deixaram de se fazer rastreios epidemiológicos (o acompanhamento dos pacientes infetados por parte dos técnicos de saúde pública), o que faz com que deixasse de haver a noção do número de pessoas infetadas na região. Por essa razão, o Mensageiro não tem podido dar o ponto da situação da infeção no Nordeste Transmontano, como aconteceu desde março de 2020.

Mas, de acordo com fonte ligada ao departamento de Saúde Pública do distrito, o número de casos "é elevado, à semelhança do que acontece por todo o país".

Segundo o relatório semanal nacional, entre 10 e 16 de maio o número de novos casos confirmados era de 157.502 em todo o país, tendo sido registado um aumento semanal de 57.959 novos casos. Há registo, na última semana, de um aumento do número de internamentos em enfermaria, com um total de 1.450 internamentos (+243) e o número de internamentos em Cuidados Intensivos é de 84 (+25) doentes.

Por sua vez, o número de óbitos registou na última semana um aumento, situando-se nos 191 (+47).

Assinaturas MDB