Bragança

Maratona de Futsal regressou com pavilhão cheio e vontade de se alargar ao feminino

Publicado por AGR em Qui, 2022-06-23 09:33

Após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, a Maratona de Futsal de Bragança, este ano com o patrocínio da Habinordeste, regressou no fim de semana para a nona edição, marcando o arranca da Semana do Desporto de Bragança, que termina no próximo domingo, com o torneio Crescer Jogando.

Com 16 equipas a disputarem 3200 euros em prémios, a edição deste ano da Maratona trouxe ao pavilhão Arnaldo Pereira, em Bragança, muito público e algumas caras conhecidas, como Fábio Lima, ala do Módicus, que já participou por quatro vezes, ganhando sempre.

Desta vez, marcou três dos cinco golos com que a sua equipa, a Torneiro Benites, derrotou os Blacks (1-5), a outra equipa finalista, sendo considerado o homem da final.
“O segredo é ter uma equipa forte e equilibrada, saber gerir o ritmo dos jogos, para chegar à final”, explicou.

Fábio Lima deixou, ainda, rasgados elogios à organização.

“Esta maratona é sempre muito bem organizada e uma das melhores e maiores de Portugal. Foi excelente e fico feliz por participar mais uma vez”, destacou.

Clé Andrade, caboverdiano que joga pelo clube de futebol Os Belenenses, histórico do Restelo, foi eleito o melhor jogador do torneio, apesar de a sua equipa ter perdido o derradeiro jogo.

“É a minha primeira vez na Maratona e ser o melhor jogador é uma sensação maravilhosa. Nunca tinha jogado este torneio. Foi um muito disputado e bem organizado. Faltou golo e alguma sorte”, comentou, no final.

A equipa dos Blacks até começou melhor, com Welson a inaugurar o marcador ainda na primeira parte.

Mas Pedro Peixoto empatou, ainda na primeira parte, para a equipa do Benites Torneiro.

O segundo tempo fez os Blacks pagar a fatura de ter menos banco para rodar, com o físico a ressentir-se do esforço de tantas horas de competição (cerca de 48).

Mais organizados taticamente, com jogadores mais experientes e com mais rotação no banco, a equipa do Benites Torneiro, orientada pelo Pe. António Aires, um histórico treinador da modalidade, que já passou pelo Macedense por duas vezes e pela UTAD, conseguiu impor o seu jogo, com Fábio Lima a marcar por três vezes.

Pedro Ferreira marcou o restante.

“Vim na perspetiva de ajudar e confraternizar. A experiência fez-se sentir. Está de parabéns a organização. Dissemos no balneário para ajudar e mostrar que o desporto tem a capacidade de congregar estas pessoas. Passámos aqui dois dias excelentes. Já percorri algumas maratonas depois do efeito pandémico e foi verdadeiramente espetacular”, disse o Pe. António Aires, natural de Alijó.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, destacou, com satisfação, o regresso da atividade desportiva ao concelho após dois anos de condicionamentos provocados pela pandemia.

“Já se nota que é possível organizar os eventos que vínhamos fazendo. Nesta maratona tivemos bom exemplo do que é a participação e alguma dinâmica.
Durante o próximo fim de semana vamos ter a semana do desporto, com alguns torneios como o Crescer Jogando, para além de outras iniciativas, como de ciclismo, para chegar a maior número de atletas e modalidades.

Estamos a retomar para promover o desporto, que é um pilar de qualquer sociedade que se queira desenvolvida”, sublinhou o autarca.
Eduardo Malhão, patrocinador principal do evento, mostrou-se amplamento satisfeito com a parceria, abrindo a porta a um reforço do apoio no próximo ano.
“Balanço extremamente positivo. Foi uma festa do futsal. Também pode servir de estímulo para elevar o patamar competitivo dos clubes da nossa cidade, porque é necessário dar-lhes um novo impulso para termos equipas mais competitivas. Em termos de desporto federado vivemos melhores dias.

Os responsáveis pelo desporto e política da nossa cidade devem pensar nisso e perceber onde está o problema, se é no dirigismo, se é dos apoios, dos atletas. É preciso criar um novo espírito ao nível do desporto federado porque Bragança merece. Como capital de distrito deve ter outro patamar competitivo.

Foi um investimento com grande retorno e, se fosse agora, ainda apoiava com mais força.
No passado investimos muito no futsal e foi uma pena não termos podido dar continuidade porque há alguma falta de mobilização e não podemos fazer tudo sozinhos”, disse Eduardo Malhão.

Rui Brás, responsával da Associação Amigos do Futsal de Bragança, que organiza a Maratona, ficou satisfeito com essa abertura e mostrou vontade de alargar o evento ao feminino.
“Prometo conversar com o patrocinador e, se estiver disposto, podemos lançar uma maratona de futsal feminina”, sublinhou.

Sobre a edição deste ano, Rui Brás fez um “balanço muito positivo”.

“Houve grandes jogos, muita gente no pavilhão e bons jogadores na Maratona de Futsal Habinordeste de Bragança”, sublinhou.
A equipa vencedora arrecadou um total de 1250 euros em prémios pois, a juntar aos mil euros destinados ao vencedor, cada equipa recebia, ainda, 50 euros por vitória.

Assinaturas MDB