Igreja

Mensagem às comunidades de Vida Consagrada na diocese de Bragança-Miranda

Publicado por . em Qui, 2023-02-02 10:10

Irmãs e Irmãos Consagrados,

Na espera orante do Bispo e Pastor Diocesano, a Diocese de Bragança-Miranda saúda, felicita e manifesta toda a gratidão aos Institutos de Vida Consagrada no Dia do Consagrado/2023, este ano celebrado nas comunidades paroquiais da Unidade Pastoral Senhora da Assunção, em Vila Flor.

A presença dos vários Institutos, com os seus diversos carismas, constitui um incalculável e imprescindível testemunho escatológico do Reino de Deus presente neste território do nordeste transmontano. Como refere o Papa Francisco “onde estão os religiosos, há alegria. Sois chamados a experimentar e mostrar que Deus é capaz de preencher o nosso coração e fazer-nos felizes sem necessidade de procurar noutro lugar a nossa felicidade e que a nossa entrega total ao serviço da Igreja, das famílias, dos jovens, dos idosos, dos pobres, nos realiza como pessoas e dá sentido à nossa vida” (Carta aos Consagrados, 2014).

Neste Dia do Consagrado e Apresentação do Senhor, a festa da luz, e na mesma Carta, o Papa apela a que “não fecheis em vós mesmos, não vos deixeis asfixiar pelas pequenas questões domésticas. Estas resolver-se-ão se sairdes para ajudar os outros a resolverem os problemas deles e para lhes anunciar a Boa Nova. Encontrareis a Vida dando a vida, a esperança dando esperança e o amor, amando”.

A cada Instituto, Irmãs e Irmãos consagrados, agradecemos o modelo concreto de comunidade crente e orante que nos ofereceis. Em tudo, para todos e em todo o lugar, “sede um Evangelho aberto, onde todos possam ler Jesus Cristo” (Marta Rivier).

Rogamos ao Senhor para que continueis a ser mulheres e homens peritos e transmissores de comunhão. Como Maria e José levaram Jesus ao Templo, assim sejais vós a levar hoje aos homens e mulheres Aquele que é a luz e o Novo Templo.

Bragança, 31 de janeiro de 2023,
Mons. Adelino Paes
Administrador Diocesano

Assinaturas MDB