Mogadouro

PSD alerta para falhas “graves” no aparelho de RX da Urgência Básica do Centro de Saúde

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2022-01-17 21:13

O cabeça de lista do PSD à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Bragança, Adão Silva, em ação de campanha em Mogadouro que decorreu segunda-feira, alertou para a falta de qualidade do aparelho de RX instalado no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Mogadouro, após visita àquela unidade de saúde.

“O RX do Centro de Saúde de Mogadouro não funciona adequadamente e já há uns anos que ali está instalado. Apenas funciona para urgência e imagem de fraca qualidade. Este equipamento tem de funcionar bem. Eu vou imediatamente apresentar uma pergunta à senhora ministra da Saúde, porque não está aqui implantado um RX a funcionar adequadamente”, concretizou o deputado social-democrata.

Segundo Adão Silva, houve quem lhe deixasse a garantia de que já havia um equipamento de RX “ já comprado”, enquanto o parlamentar questionou “a razão de não estar a funcionar para servir quem dele necessita”.

“Se esta comprado o equipamento de RX estão à espera de quem para bem servir as populações. O diagnóstico feito através da imagem é muito importante para os médicos e para as pessoas. Não podemos ter neste centro de saúde equipamentos que não têm qualidade em matérias sensíveis como esta”, indicou o também líder da bancada do PSD , na Assembleia da República.

O Serviço de Urgência Básica do Centro Saúde de Mogadouro, aberto 24 horas por dia e sete dias por semana.

Segundo o deputado do PSD, o Centro de Saúde de Mogadouro tem grande relevância na rede de cuidados de saúde primários no distrito de Bragança, servindo perto de 40 mil pessoas de seis concelhos.

“Não apenas pela população que serve diretamente, mas também porque existe ali uma unidade básica de urgência, servindo cerca de 40.000 pessoas dos concelhos de: Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo (parcial) e Alfândega da Fé”, vincou.

Após a visita a Mogadouro, parlamentar como havia dito ao Mensageiro, questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, através dos canais oficiais do Parlamento.

“Por isso, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito à Ministra da Saúde as informações seguintes: a ministra da Saúde tem conhecimento desta situação. O que está a impedir a instalação de um novo aparelho de RX no Centro de Saúde de Mogadouro, capaz de servir adequadamente um vasto território de dezenas de milhares de pessoas no distrito de Bragança. Quando vai ser feita a referida instalação”, questionou Adão Silva.

Assinaturas MDB