Alfândega da Fé

Aldeia mariana dos Cerejais acolheu peregrinação mariana

Publicado por Ecclesia em Qui, 2022-06-02 08:43

D. Amândio Tomás, bispo emérito de Vila Real, presidiu este sábado e domingo à Peregrinação anual ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais, Alfândega da Fé (Diocese de Bragança-Miranda), apelando à ação e oração pela paz.

“A Paz autêntica não vem das armas”, realçou o responsável católico, na homilia da Missa dominical, citada pela Agência ECCLESIA.

“Vivemos prisioneiros da tristeza e do medo, como se Deus não existisse, reféns de nós, longe da Paz, que é Cristo, vítimas da guerra, da paz imposta, que humilha e rearma, cria medos e traumas, com a guerra e os ataques à vida e à dignidade humana”, acrescentou.

O presidente da celebração convidou a “purificar o olhar” e “abrir a mente”, pare reconhecer Deus e viver segundo a fé em Jesus.

“Que paz e que esperança dar ao mundo? A resposta é Cristo. Há que amar e fazer a vontade de Deus, na apostasia de hoje”, apontou.

Ouvimos exaltar a guerra, a violência e os atentados à dignidade humana, que surgem, como normais e impostos. É tempo de amar e regressar a Cristo Ressuscitado e Exaltado que nos conduz a Deus”.

O bispo emérito de Vila Real concluiu a sua intervenção com uma oração: “Que Deus, pelo Seu Filho elevado ao Céu e pelo Seu Espírito, com a intercessão de Maria e dos Santos, nos livre da fome, peste e guerra e cure a humanidade, doente, repleta de males, desorientada, desesperada e sem saída”.

No sábado, D. Amândio Tomás presidiu à Eucaristia, seguida pela recitação do Rosário e procissão de velas no interior do recinto do Santuário de Cerejais.

No domingo de manhã, os peregrinos foram acolhidos pelo toque festivo do carrilhão, seguindo-se uma visita guiada ao Calvário e à Loca, “locais icónicos” do santuário, informa a Diocese de Bragança-Miranda.

A peregrinação anual terminou com a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Assinaturas MDB