ARTES MARCIAIS

Atletas da AMAO no Europeu de Luta Chinesa

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2023-09-12 11:52

Francisco da Silva e Inês Novo, atletas da AMAO (Associação Mirandelense de Artes Orientais), vão representar Portugal no campeonato da Europa de Shuai Jiao, luta chinesa, que vai decorrer em Montesilvano, em Itália, entre a próxima quinta-feira e sábado.

O treinador da AMAO não coloca a fasquia demasiado elevada. “É a primeira vez que um e o outro vão competir a nível internacional, mas são dois bons atletas. Espero, sinceramente, que eles tragam um bom resultado, dentro dos cinco ou seis primeiros já é muito bom para nós, mas temos sempre a ilusão de conseguir uma medalha, vamos lutar por isso, vamos tentar”, refere Jesus Novo.

O também presidente da direção da AMAO lamenta que as condições de treino para preparar esta participação no europeu de luta chinesa não tenham sido as melhores, depois de, no passado mês de junho, a fração do pavilhão da Reginorde, onde treinam os atletas da AMAO, ter ficado inundada devido à intensa chuva que caiu, deixando o pavilhão, propriedade do Município, sem condições e com os atletas a terem de treinar na rua. “Treinaram três dias por semana, durante o mês de agosto. Claro, as condições péssimas, porque o pavilhão estava sempre cheio de pó, mas pronto, conseguimos manter o nosso treino, trabalhámos muito ao ar livre, conseguimos preparar os atletas minimamente. Só que com estas condições as pessoas afastam-se, ninguém quer treinar e estivemos a trabalhar só com dois atletas, que um tem 52 quilos e o outro tem 70, o trabalho é totalmente diferente”, lamenta.

O treinador da AMAO explica o que é afinal esta vertente das artes marciais do Shuai Jiao. “Isto é a luta, mas é a vertente chinesa. Enquanto nós, por exemplo, a luta olímpica é feita sem roupa, ou seja, com um fato de licra, muito agarrado ao corpo, neste trabalhamos com um kimono, onde as pessoas podem agarrar. É a grande diferença que há entre a luta olímpica e esta”, afirma.

Inês Novo, atual campeã nacional de luta olímpica, em cadetes -50 Kg, e Francisco da Silva são os atletas da AMAO que vão participar no europeu de luta chinesa, em Itália.

Assinaturas MDB