Miranda do Douro

Autarca indignada com mudança de local da “emblemática” Fonte dos Namorados

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-12-16 15:49

A presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, mostrou-se “indignada” com a mudança de local da “emblemática “Fonte dos Namorados, um elemento arquitetónico histórico que se encontrava colocado junto a um dos alçados do antigo Paço Episcopal.

A autarca disse ainda estar muito “dececionada” com o parecer “não favorável” dado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) para colocar a fonte no local de origem, já que se trata de um elemento da memória coletiva dos mirandeses.

“Fiquei triste naturalmente. Não era disto que estava à espera. Se fosse eu que mandasse, a fonte já estava no sítio”, explicou Helena Barril.

Contudo, a autarca mirandesa, mostrou sinais de esperança e de diálogo com a DRCN, afirmando que as coisas não acontecem no tempo que queremos, mas, vão ter que acontecer noutro tempo mais oportuno.

De acordo com o despacho da DRCN, a que o Mensageiro teve acesso, o documento refere que “se deve demonstrar a compatibilização da solução proposta com o funcionamento da galeria de arte técnica existente, garantindo o caudal necessário para a admissão e extração de ar, de forma permitir a eficácia do equipamento climatização AVAC instalados”.

Outro dos vários pedidos feitos no documento, enviado pela DRCN ao município de Miranda do Douro, passa por garantir “a manutenção dos elementos constituintes da fonte, durante a separação da estrutura onde se encontra atualmente fixada”.

A DRCN chamou ainda atenção, “para haver uma consulta ao projetista da Estrutura de Acolhimento e Exposição da antiga Sé Catedral de Miranda”, entre outros pontos elencados no referido documento.

“Isto não é nenhuma birra pessoal, é ir ao encontro daquela memória que fomos criando desde a nossa infância e não temos que perder isso, temos sim que o recuperar. Vamos deixar as coisas serenar e vamos tratar disto”, vincou Helena Barril.

A Fonte dos Namorados foi deslocada no decurso das obras de adaptação do antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro em Estrutura de Acolhimento e Exposição da antiga Sé Catedral de Miranda, uma obra que custou cerca de 600 mil euros.

Situada nas traseiras da Sé, a intenção de construir o Paço Episcopal foi em 1601, tendo as obras começado em 1616. Foi o seu mentor o Bispo D. Diogo de Sousa. A Fonte dos Namorados é um dos vários elementos que ainda resta do imóvel e em bom estado de conservação.

Assinaturas MDB