Bragança tropeça em Monção num jogo decidido por um autogolo
O Grupo Desportivo de Bragança escorregou na deslocação ao Campo Manuel Lima, onde foi surpreendido pelo ‘lanterna-vermelha’ Desportivo de Monção, que garantiu o primeiro triunfo da época pela margem mínima de 1-0, em encontro da 8.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
O encontro ficou marcado por um momento de infelicidade para o Bragança, que viu o seu plano de jogo condicionado logo aos 13 minutos, com a lesão de Pipo, uma das principais referências da equipa orientada por André Irulegui.
O único golo da partida surgiu aos 61 minutos, quando Parini, na tentativa de afastar um livre lateral, acabou por introduzir a bola na própria baliza, determinando o resultado com que terminou o encontro.
No rescaldo da partida, André Irulegui, treinador do Bragança, afirmou que o desfecho não foi influenciado por surpresas táticas, mas sim por detalhes. “O Monção não surpreendeu, entrou em campo tal como previmos e trabalhámos durante a semana. Não foi uma estratégia nova que condicionou o resultado. Foi uma partida onde as equipas encaixaram taticamente, sendo que o Monção apostou nuns extremos que não desciam e obrigou os nossos alas a não poderem subir tanto no terreno.”
O técnico destacou ainda o equilíbrio do encontro e o peso da eficácia no resultado. “O golo mudou a história do jogo, obrigando-nos a subir linhas, numa partida que controlámos territorialmente, mas sem conseguir concretizar. Procurámos a reviravolta, mas não tivemos a sorte do jogo. Faltou mais superioridade de uma equipa no topo da tabela diante de uma equipa no outro extremo da classificação, mas, como digo, neste campeonato não há equipas fracas e, por vezes, o detalhe significa muita coisa.”
Apesar do desaire, Irulegui sublinhou a atitude e o empenho do grupo. “É importante referir que a minha equipa mostrou sempre uma enorme entrega e não tenho nada a apontar à atitude dos meus jogadores.”
O treinador brigantino já aponta ao próximo desafio, em casa, frente ao Machico, atual 12.º classificado. “É preciso ser pragmático, encarar a semana com a obrigação de trabalhar para vencer todos os jogos, principalmente em casa, e saber lidar com a vitória e com a derrota. Em casa temos tido exibições fortes e contundentes e esperamos que assim continue. É necessário recuperar os jogadores e saber que esta competição traz muitas surpresas. Não estava tudo bem quando ganhávamos, mas também não está nada perdido após a derrota.”
A partida entre o GD Bragança e o Machico está marcada para este domingo, dia 9 de novembro, às 11h00, no Estádio Municipal de Bragança.
Apesar do resultado em Monção, o Bragança mantém o terceiro lugar da Série A do Campeonato de Portugal, com 13 pontos.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho
    