// Bragança-Miranda

Campanhas solidárias de Natal ajudam estudantes, famílias, reclusos e emigrantes

Publicado por SDCS em Qui, 2020-12-10 10:08

ão várias as campanhas de solidariedade que, neste Natal, um pouco por toda a diocese, procuram ajudar os mais desfavorecidos.

“Natal de Proximidade” para apoiar alunos e famílias
De 1 a 18 de dezembro, os professores e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem, uma vez mais, a campanha “Natal de Proximidade”.
A ação que se traduz na recolha de alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupa e calçado «visa educar para a solidariedade e a partilha” pois “são muitos os pedidos de ajuda que nos tem chegado. Mas quem ajuda? Temos de ser todos nós, de acordo com o que está ao nosso alcance e com as nossas possibilidades», salienta o docente Jorge Oliveira Novo.
Alunos, docentes e funcionários podem entregar os seus donativos (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, milho, cogumelos, leite, azeite, óleo, farinha, salsichas, cereais, bolachas, gel de banho, shampoo, calçado e roupa), nas caixas que se encontram devidamente identificadas e seguras (de acordo com as normas de segurança da DGS) na sala de convívio dos alunos.
Na edição deste ano serão abrangidos 10 alunos (e respectivas famílias) do escalão A, prevendo-se a entrega dos bens, em confidencialidade, no dia 23 de dezembro.

Catedral apoia comunidade emigrante
A Reitoria e a Equipa Pastoral da Catedral diocesana lançaram a campanha «Natal está no teu coração».
Durante o Advento, os fiéis são convidados a doar bens alimentares não perecíveis à comunidade emigrante. Podem fazê-lo diariamente nos pontos de recolha existentes na Catedral.
Meias e sabão em barra para reclusos

Com o lema «Ajude-nos a oferecer esperança aos que estão privados de liberdade», o Serviço da Pastoral Penitenciária e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda voltam a promover a campanha conjunta «Natal na Prisão».
A ação terá início no próximo dia 5 de dezembro e consiste na «recolha de meias e sabão em barra para ajudar no combate à propagação do coronavírus. Serão depois entregues como presentes simbólicos aos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda», salienta Rui Magalhães.
Para o diretor do Serviço diocesano «mais que entregar um presente de Natal, esta campanha tem como objetivos levar a boa nova do nascimento de Jesus Cristo aos estabelecimentos prisionais do distrito de Bragança, sensibilizar a comunidade para a temática prisional, assim como sensibilizar o próprio recluso que “lá fora” as pessoas acreditam na sua recuperação», frisa.
«Natal na Prisão» decorre até 3 de Janeiro de 2021 e pretende o envolvimento de todas as comunidades paroquiais e instituições da Diocese.

IPSS’s de Alfândega recolhem bens
Em Alfândega da Fé, na Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires, a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões vão avançar, entre 13 e 20 de dezembro (III e IV Domingos do Advento), com a campanha «Natal Solidário».
Trata-se de uma ação que desafia os fiéis das paróquias de Alfândega da Fé, Cabreira, Castelo, Cerejais, Eucísia, Ferradosa, Gouveia, Picões, Sendim da Serra e Valverde, a doar, no final das eucaristias, produtos alimentares e bens como vestuário e roupa de cama, às duas Instituições Particulares de Solidariedade Social.
A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões prestam apoio diário a cerca de uma centena de pessoas, através das respostas sociais de lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

Assinaturas MDB