Candidato da AD à Câmara diz ser a solução para “recolocar o concelho no mapa da centralidade”

Uma candidatura para “vencer e recolocar Mirandela no mapa, determinada em devolver-lhe a centralidade que merece na região e no país”. Foi desta forma que Paulo Pinto se apresentou como cabeça de lista da coligação PSDCDS, a presidente da Câmara de Mirandela nas autárquicas de 12 de outubro, na apresentação pública que decorreu na tarde de domingo no Auditório Municipal.
Paulo Pinto entende que nos últimos oito anos de governação socialista na autarquia viu uma terra “cheia de potencial ser conduzida com pouca ambição, deixando escapar oportunidades de desenvolvimento, de crescimento e de afirmação regional”.
Mas o candidato da AD diz que não pretende apenas “identificar o que falhou, mas sobretudo para propor soluções e devolver à política local o seu verdadeiro propósito — servir as pessoas, promover o bem comum e construir um futuro com dignidade e esperança”, refere.
Apesar de ressalvar que ainda não é o momento de apresentar as medidas que vão constar do programa eleitoral, Paulo Pinto já foi avançando que será uma estratégia assente em três grandes eixos: Desenvolvimento económico sustentável, promoção do bem-estar social e da qualidade de vida e fortalecimento da governança local e participativa. E o candidato já revelou algumas ideias:
“Comprometemo-nos com a resolução definitiva do problema do abastecimento de água, propondo um pacto político municipal, com vista à modernização das redes, à redução de perdas e à redução dos custos do preço da água para as famílias e empresas. Vamos implementar um plano concelhio de mobilidade rural, em articulação com taxistas locais, combatendo o isolamento das aldeias e permitindo o acesso regular a serviços essenciais, assim como reclassificar a estrada M578 - Mirandela-Trindade, para nacional, que se encontra num estado lastimosos: Propomos a construção de habitação a custos controlados, como resposta ao aumento do custo de vida e à dificuldade de acesso à habitação para jovens e famílias”.
Além disso, o candidato da AD diz ser tempo de “devolver ao Complexo do Cachão e à Zona Industrial de Mirandela a sua capacidade de gerar investimento e emprego. Vamos trabalhar em conjunto com o município vizinho de Vila Flor para reabilitar o matadouro e dar-lhe nova vida”. Pretende ainda “aumentar a capacidade das creches, porque temos 240 crianças em lista de espera e num claro apoio às famílias. Construir novas respostas para pessoas com deficiência, reforço das estruturas residenciais para idosos e criação de centros de dia em freguesias prioritárias”, acrescenta.
Paulo Pinto diz que não esquece outras necessidades como a requalificação do Mercado Municipal, a criação da “Cozinha Memória Viva da Alheira” e o apoio à cultura gastronómica e às festas tradicionais. As restantes prioridades ligadas ao turismo, educação, cultura, saúde e mobilidade remete para mais tarde a sua divulgação.
Para já, ainda é desconhecida a equipa que acompanha Paulo Pinto na candidatura à Câmara, nem quem irá acompanhar José Silvano na candidatura à Assembleia Municipal. Nas juntas de freguesia, Paulo Pinto apenas garante que haverá mais do que as 22 candidaturas das autárquicas de 2021. “A política mudou muito nos últimos anos, as aldeias estão despovoadas, mas temos mais candidaturas do que há quatro anos”, garante.