Bragança

Candidato à Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos defende mais profissionais no interior

Publicado por António G. Rodrigues em Qua, 2024-11-27 16:56

O candidato da lista B à presidência da Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos, Gaspar Ferreira, defendeu, em Bragança, a necessidade de mais psicólogos no Nordeste Transmontano, sobretudo nas escolas.

Gaspar Ferreira falava à margem de uma sessão de esclarecimento com alguns profissionais do setor, que decorreu no passado dia 20, em Bragança.

“Precisamos de mais psicólogos no território e que tenham as condições de trabalho e o apoio nas respetivas organizações com formação, embora a Ordem também esteja disponível para proporcionar alguma formação transversal e mais emergente”, apontou aquele responsável.

“O que sentimos no terreno é que a comunidade educativa quer mais psicólogos. Muitas vezes, lidamos com problemas de contratos. Preocupa-nos a precariedade e a incerteza. Mas, sobretudo, dar resposta às necessidades dos pais e das crianças, que são quem reclama mais psicólogos”, acrescentou Gaspar Ferreira, cuja lista B tem como lema “Mais Ordem Mais Profissão”.

“Também queremos apostar na área social e comunitária, onde, por via das questões do envelhecimento e do êxodo que a região sofre, as populações estão envelhecidas mas onde têm surgido práticas inovadoras, como o apoio à distância ou a itinerância. Queremos ainda apoiar e reforçar a ligação com a Academia e ao tecido empresarial, para gerar mais desenvolvimento”, frisou.

A comitiva visitou algumas instituições da cidade de Bragança antes de se reunir com profissionais do setor.

“Estivemos na Casa de Trabalho e na ASMAB. Estamos a recolher contributos para o nosso programa, que queremos participado, no sentido de dar resposta às necessidades específicas dos colegas da região e manter este compromisso de proximidade e mais trabalho em rede”, esclareceu.

O candidato considera que, “nesta região, muitos psicólogos têm muito a sensação de trabalharem de forma isolada”. “É um território muito disperso e muito amplo. Por isso queremos melhorar o trabalho em rede e melhorar os cuidados e apoiar os colegas que trabalham nestas condições, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista humano.

Vamos reforçar a componente da proximidade, do trabalho em rede e do apoio à prática, a questão da empregabilidade facilitando os estágios dos anos profissionais juniores, fomentando parcerias para aumentar o acesso à empregabilidade dos jovens. São os que mais sofrem no início da carreira com a precariedade. Mas queremos experimentar um diálogo intergeracional. Este é um território envelhecido. Para nós é muito importante fomentar este conhecimento, esta mentoria, porque os jovens podem aprender com os mais velhos e vice-versa”, concluiu.

Para além da lista B, concorrem mais duas listas. A lista A, encabeçada por Ana Conduto e a lista C, de Eduardo Carqueja.

As eleições decorrem esta sexta-feira.

Assinaturas MDB