Vimioso

Covid-19: Lar de Carção tem 37 casos positivos

Publicado por Francisco Pinto/AGR em Sáb, 2020-09-19 20:07

O presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, confirmou este sábado a existência de 37 casos "positivos” de covid-19, no Lar de Carção, após a realização de testes a utentes funcionários daquela Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS).

A informação foi avançada após uma reunião de trabalho para avaliação da situação epidemiológica naquela IPSS, promovida em articulação entre a Unidade de Saúde Pública de Bragança e o município de Vimioso e onde marcaram presença os responsáveis distritais da Segurança Social, Bombeiros e Proteção Civil, autarquia, junta de freguesia e GNR.

“Dos 29 utentes testados, 28 acabaram por dar positivo. Dos 16 funcionários, entre os quais um profissional de saúde, nove testaram, igualmente, positivo para a covid-19”, concretizou o autarca transmontano.

O utente que “testou negativo” será transferido para “a sua residência”, onde lhe serão prestados cuidados por parte de uma equipa de apoio domiciliário.

Segundo Jorge Fidalgo, os utentes do Lar de Carção "que testaram positivo” vão permanecer nas instalações, “onde receberão cuidados de uma equipa permanente composta por oito ou nove funcionários que ficaram “a residir na instituição”, durante o período da quarentena, para assim tratarem dos idosos”.

“Há condições físicas para que esta ação seja concretizada. A evolução da situação epidemiológica e o bem-estar dos utentes será constantemente avaliada por equipas multidisciplinares da Segurança Social que estão em alerta", indicou o autarca.

Jorge Fidalgo avançou ainda que a Unidade de Saúde Pública (USP) de Bragança manterá o contacto como as pessoas que deram “positivo” para posterior isolamento profilático.

“A situação epidemiológica no Lar de Carção e na comunidade será avaliada pela USP, ao longo dos próximos dias”, vincou.

A direção do Lar de Carção acionou na sexta-feira, o Plano de Contingência, face à situação vivida e tendo em conta que se registou a morte de um utente esta sexta-feira.

Dados avançados pelo município de Vimioso, revelam que em todo o concelho, há 54 casos ativos para covid-19.

Assinaturas MDB