Diocese de Bragança-Miranda

D. Delfim Gomes é ordenado domingo

Publicado por SDCS em Qua, 2022-11-30 11:46

D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, vai presidir à Ordenação Episcopal de D. Delfim Jorge Esteves Gomes, Bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga.

A cerimónia terá lugar no domingo, às 15h00, na Catedral de Bragança. D. Manuel Clemente (Cardeal Patriarca de Lisboa), D. António Marto (Cardeal e Bispo Emérito de Leiria-Fátima) e vários arcebispos e bispos de Portugal e Espanha serão, também, ordenantes.

D. Delfim escolheu como lema episcopal «É dando que se recebe», da Oração da Paz atribuída a S. Francisco de Assis. As suas insígnias episcopais (brasão, báculo, anel, cruz e mitra), tal como o Mensageiro de Bragança revelou na edição de 17 de novembro, assentam nas cores do Nordeste Transmontano, na oliveira e no azeite.

São esperadas milhares de pessoas pelo que a Comissão Organizadora deixa algumas informações. Para uma melhor circulação, as portas da Catedral abrem uma hora antes, e o acolhimento é feito pelos escuteiros. O acesso aos parques de estacionamento e ruas envolventes estará limitado, pelo que se recomenda o aparcamento de viaturas nos espaços da atual e antiga feiras (Forte S. João de Deus e Segurança Social).

A liturgia será orientada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade e conta com a colaboração de vários acólitos e seminaristas da Diocese. Na música litúrgica estarão presentes os coros paroquiais da cidade de Bragança (Coro Nossa Senhora Rainha, Coro de S. Vicente, Coro de S. Tiago e Coral Brigantino), o Coro paroquial de Torre de Moncorvo, o Coro paroquial de Vila Flor; a Filarmónica de Bragança e os organistas residentes da Catedral e do Santuário da Senhora da Assunção de Vilas Boas.

A ordenação será transmitida pela TV Canção Nova e acompanhada por diversos profissionais de comunicação social.

Assinaturas MDB