Igreja

Faleceu o bispo emérito de Viana do Castelo

Publicado por Ecclesia em Qua, 2020-10-14 17:50

D. José Pedreira, bispo emérito de Viana do Castelo, faleceu hoje aos 85 anos de idade, anunciou a diocese local, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As exéquias são ser celebradas esta sexta-feira, pelas 15h00, na Catedral do Alto Minho, sendo o falecido bispo sepultado Cemitério Municipal de Viana do Castelo.

Já a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje, em nota oficial, o seu pesar pelo falecimento de D. José Augusto Pedreira, recordando o seu percurso de “simplicidade, humildade e dedicação” à Igreja.

Reconhecemos de modo muito agradecido todo o ministério episcopal que D. José Pedreira exerceu junto do Povo de Deus como bispo auxiliar do Porto, de 1982 a 1997, e como bispo de Viana do Castelo, de 1997 a 2010”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

“Salientamos ainda a sua disponibilidade para servir com simplicidade, humildade e dedicação a Igreja em Portugal, particularmente como vogal nas Comissões Episcopais das Missões, do Clero, Seminário e Vocações, da Ação Social e Caritativa e da Liturgia”, acrescenta a nota

A CEP manifesta “sentimentos de tristeza e união de oração plena de esperança, pedindo ao Senhor que o acolha na sua etérea paz”.

“Continuemos a rezar por D. José Augusto Pedreira, pelos seus familiares e por todos aqueles que serviu como pastor nas Dioceses do Porto e Viana do Castelo. Na sua eterna comunhão com Deus, desejamos que seja agora nosso intercessor junto do Pai misericordioso”, apela o Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.

Assinaturas MDB