Macedo de Cavaleiros

Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão teve enchente de pessoas mas negócios ressentiram-se da crise

Publicado por AGR em Qui, 2023-03-30 11:11

A Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão, em Macedo de Cavaleiros, cuja 21.ª edição decorreu no fim de semana, registou, este ano, uma enchente, com cerca de oito mil pessoas a passarem pelo recinto do certame ao longo dos dois dias da feira. Contudo, a inflação e a crise já se fizeram sentir.

A grande novidade este ano foi a presença do camião do Domingão, um programa da SIC, que atraiu milhares de pessoas na tarde de domingo. “Foi extremamente positivo, apesar de as vendas não terem corrido tão bem como nos outros anos, pois a crise já se sente”, explicou Manuel Mico, da organização (promovida pela Junta de Freguesia local, com o apoio do município). “A nível de promoção foi bastante importante. A nível de vendas houve já outros anos que correu melhor”, sublinhou.

Ainda assim, venderam-se cerca de 600 folares ao longo dos dois dias.

O preço, este ano, rondou os 15 euros o quilo.

Estiveram presentes cerca de 40 expositores, sendo que 17 deles estavam dedicados aos folares. Doze eram da própria aldeia.

“A produtora mais nova tinha 20 anos. Matou um porco para fazer o fumeiro para o folar que iria vender na feira. Essa era a aposta que queríamos preservar, a da tradição”, frisou.

O processo de certificação do folar ficou adiado devido à pandemia mas Manuel Mico acredita que estará concluído no próximo ano.

Assinaturas MDB