MOTORES

Grupo Montes de Clássicos promoveu passeio pela Nacional 221 entre "Amendoeiras em Flor" (com galeria)

Publicado por . em Sex, 2024-03-08 18:35

O Grupo Montes de Clássicos, um grupo de amigos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, unidos pela paixão pelos carros clássicos, realizou, nos passados dias 2 e 3 de março, o passeio “Amendoeiras em Flor - Nacional 221”.

O evento contou ainda com a colaboração do Clube de Clássicos de Vila Flor e do Clube de Clássicos de Macedo de Cavaleiros, sendo que a iniciativa incluiu o apoio logístico do Município de Miranda do Douro, que por sua vez também acolheu os mais de 40 participantes no Miradouro do Penedo Amarelo, em Miranda do Douro, dando início a esta ‘Road Trip’.

Com a chuva a marcar presença durante grande parte do primeiro dia, os participantes, após visitarem Mogadouro e Lagoaça, almoçaram em Carviçais. Durante toda a tarde, percorreram as diferentes localidades ao longo da Nacional 221 até à Guarda, onde visitaram muitos monumentos emblemáticos, a aldeia histórica de Castelo Rodrigo e apreciaram as magníficas paisagens.

Os 20 automóveis clássicos foram decorados com imagens das flores da Amendoeira, recordando e retratando esta época festiva, e foram recebidos por diversos representantes dos municípios ao longo do percurso (Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Pinhel, Guarda e Trancoso, no regresso no dia seguinte).

De salientar, a receção e Porto de Honra em Pinhel e em Trancoso, onde o vinho beirão e os produtos locais apadrinharam todos os presentes.

O Clube Escape Livre registou a chegada à Guarda no primeiro dia e ainda houve tempo para a troca de lembranças e agradecimentos. No dia 3 de março, pela manhã, os participantes visitaram a Zona Histórica da Guarda e foram recebidos junto à Sé pelo Chefe de Gabinete do Município da Guarda e pelo Presidente dos Bombeiros da Cidade.

No percurso de regresso, os participantes almoçaram na Quinta Santo António do Rio, em Celorico da Beira, e, ao longo da Nacional 16, visitaram a feira do Fumeiro de Trancoso, a necrópole de Moreira de Rei e a histórica Aldeia de Marialva, onde realizaram uma pequena caça ao tesouro.

Por fim, o jantar de grupo foi comunitário, um piquenique tradicional na sede da Associação Amigos da Foz do Sabor. Esta foi mais uma iniciativa do grupo “Montes de Clássicos”, após terem realizado, recentemente, a Rota Norte.

Assinaturas MDB