Bragança

IPB celebra acordos com o Paraná para criar um canal de mobilidade de empresas startups

Publicado por Glória Lopes em Qui, 02/05/2026 - 11:00

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinou, ontem, protocolos com várias instituições de ensino superior e entidades do Paraná (Brasil), que visam criar uma mobilidade de empresas tecnológicas, nomeadamente startups, além de alunos e docentes.
Trata-se de acordos pioneiros, uma vez que vão além da mobilidade habitual de alunos e professores, por incluir o mundo empresarial. A iniciativa vai começar como projeto piloto no IPB, mas deverá ser alargada à região Norte. “O nosso objetivo é mais vasto do que a mobilidade de alunos e professores nos dois sentidos, embora, a ideia é que o intercâmbio seja ao nível da pós-graduação e de doutoramentos, sobretudo estes acordos são ao nível de doutoramento, mas mais do que isso, queremos criar uma mobilidade de empresas tecnológicas, de startups. É um objetivo ambicioso no âmbito da inovação, que implica que startups dos dois lados participem. Do Brasil para que possam instalar-se nos nossos parques científicos e tecnológicos e ser ajudadas a crescer e a desenvolver-se, e de Bragança e da Região Norte para que se instalem no Paraná”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.
Este tipo de acordo “nunca aconteceu”, admitiu Orlando Rodrigues. “É claramente uma ambição muito grande deste projeto que vai em linha com o que se deve ser o contexto do acordo União Europeia – Mercusul”, acrescentou o responsável.
IPB promoveu durante três dias um encontro internacional para ligar ecossistemas de inovação do Norte de Portugal e do Paraná (Brasil)”, uma iniciativa estratégica que visa reforçar a cooperação científica, tecnológica, académica e empresarial entre Portugal e o Brasil.
O encontro reuniu dirigentes de instituições de ensino superior portuguesas e brasileiras, responsáveis governamentais e entidades de financiamento da ciência e inovação, num momento-chave de reflexão sobre novas oportunidades de cooperação internacional, nomeadamente no contexto do acordo União Europeia – Mercusul.

Assinaturas MDB