Macedo de Cavaleiros

Jardim de Infância de Podence vai encerrar por falta de segurança devido a aumento de turistas na aldeia

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-05-19 11:40

O anúncio de encerramento do Jardim de Infância da aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, no próximo ano letivo, revoltou os pais das crianças, que exigem a manutenção da escola em funcionamento.
O encerramento do jardim, frequentado por 14 crianças, com apenas uma a residir em Podence, pois as restantes são transportadas de outras aldeias, não agrada aos encarregados de educação, pois trata-se de alunos muito novos, entre s 3 e os 6 anos, que serão obrigados a fazer viagens mais longas na maioria dos casos.
O município de Macedo de Cavaleiros diz que o encerramento se deve à falta de segurança no recinto da escola devido ao aumento do número de turistas na aldeia, por causa do sucesso dos Caretos de Podence, no espaço.
O argumento não convence os pais. A porta-voz dos encarregados de educação, Laura Pascoal, diz que os não vão baixar os braços e vão lutar pela manutenção do jardim em funcionamento. “Segundo a sra. vereadora, há falta de segurança, e eu pergunto que falta de segurança tem neste momento a escola e quais são os turistas que estão a invadir a propriedade”, argumentou Laura Pascoal.
O encerramento obrigaria à deslocação das crianças para a sede de concelho, a cidade de Macedo de Cavaleiros, que fica a cerca de uma hora de viagem de algumas aldeias, como por exemplo Arcas.
O Município de Macedo de Cavaleiros, através da vereadora da Educação, Sónia Salomé, explica que o fecho do jardim de infância de Podence “visa proteger o superior interesse das crianças”, criando melhores condições de “proteção, segurança e sociabilização”, argumentos que estiveram na base da proposta do Conselho Municipal de Educação de Macedo de Cavaleiros para o encerramento do jardim de infância. "O crescente número de turistas a visitar a aldeia, assim como a utilização de espaços comuns ao do jardim de infância, levantava sérias reservas à segurança” daquelas crianças. acrescenta.

Assinaturas MDB