TÉNIS DE MESA

João Geraldo e Matilde Pinto nas Seleções Nacionais que disputam Europeu a partir de domingo na Suécia

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2023-09-12 11:58
Mirandela vai estar representada por dois atletas (Matilde Pinto e João Geraldo) e uma treinadora da seleção feminina (Xie Juan) no Campeonato da Europa de Equipas, em ténis de mesa, que arranca no domingo (10 de setembro) e termina no dia 17 de setembro, em Malmö (Suécia).
 
Para além de João Geraldo, a equipa masculina (8.ª do ranking mundial e 4.ª europeia) conta ainda com João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia e tem como treinadores Ricardo Oliveira e Francisco Santos.
 
Portugal vai integrar o grupo D, com a Grécia - com quem joga no domingo - e Hungria que a seleção lusa defronta na segunda-feira. As duas equipas melhor classificadas em cada grupo são apuradas para os oitavos de final.
 
A seleção feminina (12.ª do ranking mundial e 4.ª europeia), orientada pela treinadora do CTM Mirandela, Xie Juan, terá a mirandelense Matilde Pinto e ainda Fu Yu, Inês Matos e Shao Jieni. A equipa nacional vai disputar o grupo D, com a Bulgária – com quem joga no domingo - e a Sérvia – que vai defrontar na segunda-feira.
 
A equipa masculina sagrou-se campeã europeia, em Lisboa 2024, e vice-campeã em Nantes 2019 e Luxemburgo 2017 e a feminina conquistou a medalha de bronze em Cluj-Napoca 2021 e a de prata em 2019.
 
A competição serve de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para o Campeonato do Mundo de 2024.
 
Em relação ao Mundial de Busan, marcado para fevereiro de 2024, o Europeu qualifica 12 equipas: 8 melhor classificadas (as que disputam os quartos de final) mais as 4 melhores classificadas no ranking mundial entre as que forem eliminadas nos oitavos de final.
 
Fotos: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa

Assinaturas MDB