Município investiu cerca de 2,2 milhões de euros na requalificação da avenida do Sabor
O município de Mogadouro investiu 2,2 milhões de euros na requalificação e repavimentação da avenida do Sabor, uma das principais artérias desta cidade, com inaugurações das obras marcadas para sábado, ao final da tarde, e que conta com a presença da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.
“Esta era uma obra necessária por várias razões: em primeiro lugar, a necessidade da remoção do pavimento porque estava, praticamente, ao nível dos passeios. Em segundo lugar porque havia acumulação das águas pluviais em determinadas áreas desta avenida e conjuntamente a degradação do jardim central”, explicou ao Mensageiro o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel.
Segundo o autarca, havia uma necessidade “imperiosa” de se avançar com a requalificação da avenida do Sabor, trabalho que foi feito em quatro anos, devido ao início da execução do projeto e ao concurso público para começar os trabalhos de requalificação desta artéria com duas faixas de rodagem.
“Felizmente conseguimos terminar as obras e há quatros anos é pouco tempo, dado que todo o processo teve de ser feito desde início. Trata-se de um investimento de 2,2 milhões de euros, numa zona da cidade que é movimentada e onde estão muitos comércios e serviços públicos e bancos”, indicou o autarca social-democrata.
António Pimentel disse ainda que nesta avenida foram criados mais lugares de estacionamento, o trânsito é feito com maior fluidez, e deixou-se mais espaço para as pessoas e para o comércio.
“Apesar de alguma polémica inicial, talvez por desconhecimento do projeto, por parte da população, acaba por ficar uma obra bem conseguida, podendo haver ainda um outro problema com algumas habitações que é perfeitamente ultrapassável”, vincou.
A avenida do Sabor era também conhecida em Mogadouro por nela ter havido alguns acidentes de trânsito com feridos e até mortes “e que esta intervenção de fundo quer evitar de futuro”.
“Recentemente recebemos uma circular do Instituto de Mobilidade Terrestre (IMT), a questionar a autarquia sobre o que foi feito até agora para diminuir a sinistralidade nesta avenida [do Sabor]. Este é fator relevante, porque vai diminuir de as quatro faixas de rodagem iniciais para duas, há redução automática da velocidade dos veículos e com a sincronização das passadeiras com os passeios, vamos evitar os acidentes, se não houver abusos”, frisou António Pimentel.
A zona central desta avenida foi dotada de um novo jardim com iluminação cénica e um percurso pedonal para evitar que as pessoas que fazem as suas caminhadas, o façam por sítios menos próprios, desta via.
O autarca de Mogadouro, não afasta a ideia do prolongamento deste percurso pedonal para a chamada Reta de Vale da Madre que é uma espécie de prolongamento da avenida do Sabor.
Esta obra teve financiamento do programa Portugal 2030 de 1,6 milhões de euros. Contudo, o autarca de Mogadouro não afasta a ideia de outros financiamentos.
Para sábado, está igualmente prevista a inauguração das obras de requalificação dos bairros do Salgueiral e de São José, empreitadas que custaram três milhões de euros.