Bragança

“O Têxtil na arte” em exposição no Centro Cultural

Publicado por SM em Sex, 2019-10-04 11:47

Foi inaugurada, em Bragança, uma extensão da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – Contextile 2018, que se realiza em Guimarães. A exposição está no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e por lá vai ficar até ao dia 16 de novembro.
“Há dois anos atrás, inserido numa estratégia de mobilidade artistas e obras, propusemos fazer uma pequena mostra e o município aceitou. Fizemos esta proposta a Bragança pela sua história enquanto centralidade da industria têxtil em Portugal nos séculos XVIII e XIX”, explicou Joaquim Pinheiro, diretor da Contextile.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Bragança esta exposição é uma forma de “trazer aqui à memória toda a produção que existiu. É bom perceber que hoje, não sendo nós um centro de produção a esse nível, somos um centro de consumo, pelo menos, e trazer aqui estes artistas que têm a preocupação, a arte e o engenho de trabalhar a componente têxtil é, também para nós, algo positivo, e eventualmente até pode estimular que se possa, em algum momento, retomar aquilo que já existiu”.
A exposiçãoo que agora chega a Bragança é apenas uma pequena mostra da bienal de arte de Guimarães, que apresenta diferentes técnicas de manufaturas do têxtil, colocando-a em diferentes contextos.
“A bienal é um contributo para a industria do têxtil, mas também, sempre numa perspetiva de ligação ao território”, referiu Joaquim Pinheiro.
‘O Têxtil na Arte-Textile in Art’ reúne 11 artistas, entre os quais Ana Fernandes, Carolina Sales Teixeira, Cláudia Melo (Menção honrosa na Contextile 2012), Colectivo XP, Isabel Quaresma, Joana BC, Krista Leesi (Prémio ASM 2018), Leni van Lopik, Luísa Ferreira, Rute Rosas e Xai.

Assinaturas MDB