Bragança

Obra inédita de autor brigantino do século XVII descoberta em Espanha

Publicado por . em Qui, 08/07/2025 - 11:35

“Francisco Botelho de Moraes e Vasconcelos (1670-1747) nasceu em Bragança e estudou em Coimbra, mas passou uma parte da vida entre Madrid e Barcelona. Foi autor de uma obra poética notável, com destaque para El Nuevo Mundo, um poema épico composto em castelhano sobre a viagem de Cristóvão Colombo para a América. Conheciam-se as versões publicadas em 1701 desta obra, mas a investigadora Claudia García-Minguillán descobriu, na biblioteca da Abadia de Montserrat, na Catalunha, um documento inédito há mais de três séculos.”

É desta forma que a revista National Geographic História noticia a descoberta de um manuscrito inédito do autor nascido em Bragança no século XVII.

“Trata-se do primeiro poema épico escrito em espanhol e dedicado à figura de Colombo, publicado cerca de duzentos anos depois da viagem”, diz a investigadora espanhola, citada pela National Geographic.

Também as oitavas dedicadas à personagem Carlos, suposto marinheiro da frota de Colombo, têm relevância, uma vez que foram suprimidas na versão que chegou ao público. “São passagens que contêm informação inédita da própria biografia do poeta”, diz García-Minguillán. Aludem a Coimbra, Madrid e Barcelona e ao exílio forçado da personagem, longe da sua terra, lê-se ainda na mesma revista.

Assinaturas MDB