// Miranda do Douro

Obras de arte da concatedral estão a ser restauradas

Publicado por Glória Lopes em Ter, 2021-02-02 16:01

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a proceder ao restauro de várias peças do património móvel da Concatedral de Miranda do Douro, numa iniciativa realizada com a colaboração da Fábrica da Igreja Paroquial adiantou uma fonte daquele organismo.
Uma das últimas peças a ser restaurada, através de uma parceria com efetuado pelo Atelier de José Mendes, foi a pintura a óleo sobre tela «Arrependimento de São Pedro», atualmente em exposição no recém-inaugurado Núcleo Expositivo da Concatedral de Miranda do Douro. Trata-se de uma peça datada da segunda metade do Século XVIII, que representa o Apóstolo São Pedro no momento do seu arrependimento após ter negado o seu mestre, Jesus Cristo. “Sobre um fundo que evoca um grotto encontra-se, a meio corpo, a figura do santo, com um semblante constrangido e de profundo pesar, com a cabeça inclinada para a sua direita e lançando uma mirada aos céus. Tem o rosto macilento, barbas brancas desgrenhadas, com acentuada calvície e tem as mãos postas em jeito de lamentação e pedido de perdão. Junto a si divisa-se um par de chaves, atributos particulares deste santo, simbolizando as chaves das portas do Céu”, descreve fonte da DRCN.
Em processo de restauro está o óleo sobre madeira, tríptico portátil «Visitação», e um pergaminho que se encontra no interior do referido tríptico; bem como o óleo sobre madeira e respetiva moldura «Assunção da Virgem». Está também previsto o restauro de mais 22 obras do espólio deste templo religioso.

Assinaturas MDB