Nordeste Transmontano

Um século da História de Bragança no novo livro de Francisco Cepeda

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-05-06 09:39

“Bragança no Século XX através da Imprensa Regional”, é o mais recente livro de Francisco José Terroso Cepeda, docente e investigador do Instituto Politécnico local, e antigo governador civil do distrito.
Dado a conhecer no passado domingo na sala de actos do Teatro Municipal de Bragança, com apresentação do ex-presidente da Câmara, Jorge Nunes, o livro atravessa em dois volumes 100 anos da história de Bragança, a nível económico, cultural, social, religioso, entre outras vertentes, com base em recolhas feitas na imprensa do distrito, nomeadamente no Mensageiro de Bragança, o mais antigo título em atividade na região, fundado em 1940. “É um tributo que eu faço a Bragança, mas também à imprensa regional, porque foi através desta que eu obtive todos os elementos, possíveis para fazer esta obra. Aliás, estou cada vez mais convencido que nada poderá ser feito, em termos de estudo sobre Bragança, sem a consulta dos jornais locais, que são um manancial importantíssimo de informação”, explicou Francisco Cepeda.
Depois da investigação, que levou cerca de três anos e meio, porque a maioria da recolha de informação foi feita na Biblioteca Nacional em Lisboa, o autor escreveu a obra em dois anos. “Retrata as preocupações, as promessas, a maior parte delas por cumprir, aquilo que nós hoje dizemos dos políticos, que logo nos primeiros anos do século se dizia. É essa a obra que eu tentei realizar, para oferecer à minha terra, gratuitamente. Tive muito gosto”, acrescentou o autor que considera que a publicação pode ser o ponto de partida para outras investigações.
O Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, destacou que esta obra aborda temas que deviam ser aprofundados, dado o seu interess

Assinaturas MDB