Adequar o discurso às novas gerações
Numa época em que o mundo assiste a uma evolução tecnológica sem precedentes em termos de rapidez, em que assistimos, no prazo de poucos anos, ao surgimento de tecnologia revolucionária, ao seu apogeu e ao seu desaparecimento, a necessidade de conseguir passar a mensagem aos mais jovens torna-se premente.
No espaço de poucos anos vimos aparecer, primeiro, o vídeo, com câmaras portáteis a massificarem o registo de imagens e ocorrências e o VHS presente em quase todas as casas, com clubes de vídeo quase a cada esquina. Pouco tempo depois, essa tecnologia foi substituída pelo DVD e, agora, pelo online, streaming, etc. Na música, as cassetes foram substituídas pelos CDs e pelo MP3.
Tudo isto cabe, agora, na palma da mão, num qualquer telemóvel que tem, hoje, um processador muito mais potente do que qualquer computador de há 20 anos.
Na segunda-feira, no Salão do Centro Social Paroquial de Santo Condestável, em Bragança, a cantora Anabela, que em 1993 venceu o Festival da Canção e representou Portugal na Eurovisão, falou sobre a importância que a fé tem tido na sua vida e na sua carreira desde que tinha oito anos e ficou tocada com o testemunho de Jesus.
“É importante que a Igreja esteja cada vez mais próxima dos jovens, tenha um discurso próximo dos mais jovens para os cativar”, sublinhou a cantora.
Isto numa altura em que a azáfama diária parece ter deixado a Fé de muita gente adormecida, como já alertou o Papa Francisco e o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, recentemente.
“É uma riqueza imensa a fé que cada um tem. Eu tenho fé e sinto-me muito privilegiada por isso, por ter Deus na minha vida. Hoje em dia faz muito sentido os jovens e até as crianças terem essa educação Cristã porque vão ter um futuro muito mais confiante e vão sentir-se mais seguros na sua vida”, sublinhou a cantora Anabela.
Ter personalidades reconhecidas pelo público a testemunharem publicamente a sua Fé será, talvez, uma das formas mais eficazes de passar a mensagem de Cristo e levar um testemunho de Esperança a todos os que, andando adormecidos, continuam em busca de alimento da alma.