A opinião de ...

“Setembro, ou seca as fontes ou leva açudes e pontes.”

Sabia que em meteorologia já é outono? Começou na passada terça-feira, dia 1 de setembro e durará até ao próximo dia 30 de novembro. Outono? Mas não começa apenas no dia 22 de setembro? Também! Nesse dia arrancará o Outono astronómico, contudo em meteorologia, as estações do ano não cumprem o calendário astronómico, ao outono correspondem 3 meses completos, setembro, outubro e novembro, dezembro já será inverno.
Os três meses de verão meteorológico (junho, julho e agosto), caracterizaram-se na nossa região pelo tempo muito quente, pontualmente interrompidos por episódios de depressões isoladas em altitude e vaguadas que trouxeram episódios de precipitação intensa e trovoadas de forma pontual. Em agosto, Bragança terá batido o recorde de precipitação, no dia 20, quando acumulou na estação do IPB 66mm e na estação oficial do IPMA 51,2mm, valor muito superior aos 36,2 mm do dia 22 em 2011, teremos de aguardar a validação do recorde pelo IPMA. 
Não choveu intensamente apenas em Bragança, registaram-se 24.2mm em Macedo de Cavaleiros e 26mm em Carrazeda de Ansiães, em apenas 1 hora, houve até registo de inundações. No mundo rural a precipitação foi muito bem recebida e representou um alívio face aos muitos fogos florestais que infelizmente afetaram toda a região durante todo este período.
Apesar de alguns episódios de precipitação intensa, o calor foi muito e boa parte deste aporte de humidade perdeu-se pela evapotranspiração do ambiente natural, a nossa região continua com baixos índices de humidade no solo, segundo o IPMA, no final de julho, toda a região já se encontrava em seca moderada, situação que se deve manter até hoje.
Depois do calor intenso, no final de agosto a canícula deu-nos uma breve trégua, notamos como tanto os dias como as noites ficaram muito mais frescos e suportáveis, contudo foi uma trégua que durou pouco tempo, já nos primeiros dias de setembro, as temperaturas voltaram a subir consideravelmente e vão continuar muitos quentes nos próximos dias, Bragança vai registar mínimas entre os 13 e os 15ºC e máximas entre os 29 e os 33ºC, Mirandela será como sempre bem mais quente, no vale do Tua as mínimas vão variar entre os 11 e 14ºC e as máximas entre os 32ºC e 37ºC, possivelmente o dia mais quente da semana seja amanhã, sexta-feira, dia 4 de setembro.
Dada a distância temporal da previsão apresentada, aconselho o acompanhamento das informações atualizadas diariamente nas redes sociais, Facebook e Twitter.

Edição
3797