MODALIDADES

16 alunos conciliam vida académica com alto rendimento desportivo

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2022-11-09 14:59

O agrupamento de escolas de Mirandela é a única escola UAARE criada em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola que permite aos jovens que estejam em competição desportiva integrando as seleções nacionais, conciliar, com sucesso, a atividade escolar e a prática desportiva, já está em funcionamento desde o início deste ano letivo, mas só foi oficialmente inaugurada, na passada sexta-feira, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

“Há 23 escolas UAARE em todo o país, desde Mirandela até ao Algarve, com cerca de 850 atletas envolvidos em representação de 43 modalidades”, revela João Paulo Correia, explicando a dinâmica deste projeto. “A escola permite uma carreira dual, ou seja, os alunos que frequentam entre o 5º e o 12º ano de escolaridade e são ao mesmo tempo atletas de seleções nacionais ou até no patamar antecedente de pré-seleção, que são identificados pelas respetivas federações desportivas e colocados nestas unidades criadas numa parceria entre o Ministério da Educação, dos Assuntos Parlamentares, as câmaras municipais e os agrupamentos escolares para que os atletas possam conciliar a sua vida académica com o alto rendimento desportivo e tem permitido uma drástica redução da taxa de retenção que o país desportivo tinha”, saliente o titular da pasta da Juventude e do Desporto.

O Ministério da Educação já atribuiu créditos horários para esta escola UAARE de Mirandela para serem formadas equipas pedagógicas com o objetivo de implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos. O papel do agrupamento de escolas de Mirandela (AEM) passa pela disponibilização do espaço físico e dos recursos humanos dentro do quadro de créditos, mas não só. “Temos professores afetos no regime de componente não letiva que não entram crédito horário, o que leva a aumentar a diversidade dos docentes alocados à sala, bem como as disciplinas que são aqui facultados apoios”, revela o diretor do AEM.

Para além disso, “no terceiro ciclo e secundário, temos salas de estudo que são um suplemento e foram colocados aqui, preferencialmente, professores que eram os docentes destes alunos na aula curricular”, acrescenta, Carlos Lopes.

Para já esta escola UAARE tem 16 alunos, todos atletas do Clube Ténis de Mesa de Mirandela, por preencherem os critérios de adesão, mas o presidente do clube espera que outros clubes possam vir a ter alunos neste projeto. “Como Mirandela tem muito desporto, há possivelmente outros atletas que se destaque, porque não candidatá-lo, mas essa responsabilidade já não é minha nem do CTM, mas antes dos clubes que reconhecem que têm talentos a despontar e podem ser apresentados à estrutura federativa e ser reconhecidos e com isso têm entrada e benefícios escolares”, afirma Isidro Borges.

A presidente do Município de Mirandela, que investiu na aquisição do material tecnológico desta escola UAARE, acredita que este projeto servirá também para “incentivar outras modalidades a conseguirem atingir os critérios exigidos” para integrarem a escola UAARE. “Estamos muito orgulhosos desta unidade, porque dá resposta a uma necessidade que em particular os alunos do ténis de mesa tinha, mas é uma infra-estrutura que servirá também para outras modalidades, pelo que deve haver este esforço e este empenho de todos os clubes para podermos vir a ter atletas de alta competição, em outras modalidades”, afirma Júlia Rodrigues.

Para além desta passagem pela escola UAARE de Mirandela, o secretário de Estado da Juventude e Desporto esteve a visitar as instalações da Associação Desportiva de São Pedro Vale do Conde, onde o Campo de Jogos foi alvo de melhorias significativas a nível de iluminação e de eficiência energética no âmbito de uma candidatura submetida ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID).

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