Miranda do Douro

Associação Frauga promove Fiesta de las Lhénguas para festejar a diversidade linguística

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-09-21 09:31

A Associação Frauga promove, até sábado, em Picote, em Miranda do Douro, a 1.ª Fiesta de las Lhénguas, iniciativa que pretende assinalar a diversidade cultural e linguística ibérica, na qual se inclui a língua mirandesa.
O presidente da Frauga, António Bárbolo Alves, também colaborador do Mensageiro, disse que a iniciativa serve para festejar a diversidade linguística e cultural do espaço que engloba as regiões espanholas das Astúrias, da Galiza ou Zamora, e do lado português o Planalto Mirandês, que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.
“Para assinalar a 1.ª Fiesta de las Lhénguas foram convidadas diversas entidades e associações ibéricas que se dedicam à defesa e valorização das suas línguas minoritárias, falares e dialetos, para assim celebrar a diversidade linguística também no espaço europeu”, explicou o também linguista.
Segundo António Bárbolo Alves, a diversidade linguística e cultural também “é uma pedra angular da construção europeia”.
“A Europa tem um passado extraordinário na diversidade linguística onde se destacam as línguas latinas, as românicas, as germânicas, as celtas ou o basco, e desta forma criar um espaço de aprendizagem de forma a crescermos juntos dentro desta matéria no esp

Assinaturas MDB