FUTEBOL FORMAÇÃO

Bragança inicia Fase de Manutenção do Nacional de Juniores com triunfo em Prado

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 01/05/2026 - 09:22

O Grupo Desportivo de Bragança iniciou a sua participação na Fase de Manutenção do Campeonato Nacional de Sub-19 com uma vitória por 1-4 no terreno do Grupo Desportivo de Prado, este domingo, em encontro referente à primeira jornada da Série A.

A formação brigantina beneficiou cedo de superioridade numérica, depois de, ao minuto 12, Rodrigo Prado ter sido expulso com cartão vermelho direto. Apesar disso, a primeira parte revelou-se equilibrada, com o Prado a ter mais posse de bola, mas o Bragança a mostrar maior critério no momento de decidir. O marcador só foi inaugurado aos 43 minutos, por Diogo Dinis, permitindo aos transmontanos recolherem aos balneários em vantagem (0-1).

O início da segunda parte foi determinante para o desfecho do encontro. Logo aos 46 minutos, Babou ampliou a vantagem, voltando a marcar aos 55’, num período de forte ascendente da equipa transmontana. Três minutos depois, aos 58’, Diogo Dinis bisou e fez o 0-4, deixando o jogo praticamente resolvido. O Prado ainda reduziu aos 70 minutos, na sequência de um autogolo do guarda-redes brigantino Pedro Miranda, encerrando as contas em 1-4.

No final da partida, o treinador do Bragança, Alexandre Diegues, fez uma análise ponderada do encontro. “Um jogo que começou dividido, eles com mais bola, mas nós com mais critério no que tocava à tomada de decisão. Acabámos por ir 1-0 para o intervalo. Depois, na segunda parte, tivemos um início muito forte e em 15 minutos resolvemos o jogo”, afirmou. O técnico reconheceu, contudo, que a equipa baixou o rendimento após o terceiro golo. “A partir daí fomos um pouco abaixo. Demos muita bola ao adversário e permitimos muitas transições e bolas paradas perto da nossa baliza. Devíamos ter controlado melhor o ritmo de jogo e com bola. Saímos felizes, mas com plena consciência que não éramos os piores do mundo, tal como agora não somos os melhores por ganhar 4-1”, sublinhou.

Alexandre Diegues sublinhou ainda a importância do percurso realizado na primeira fase da competição. “Aproveitámos ao máximo a primeira fase para evoluir aspetos técnicos e táticos, mas principalmente psicológicos. Foi uma primeira fase muito dura para nós e injusta em certo ponto, sentíamos que poderíamos ter acabado com uma pontuação diferente”, explicou, acrescentando que esta nova etapa representa “o início de uma nova época”. “Sabíamos que era importante começar bem e a pontuar, até pela questão do nível emocional. Seguir humildes, com muito trabalho e espírito de sacrifício”, concluiu.

Na próxima jornada, agendada para 10 de janeiro, o Grupo Desportivo de Bragança recebe o Paços de Ferreira, enquanto o Grupo Desportivo de Prado se desloca ao terreno do Varzim.

Foto: GDB

Assinaturas MDB