FUTEBOL DISTRITAL

Campeonato Distrital AF Bragança volta este domingo com jogos entre candidatos

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2021-09-30 10:18

Regressa este domingo, dia 3 de outubro, o Campeonato Distrital de Futebol da Associação de Futebol de Bragança. Esta edição junta 12 clubes que almejam seguir os passos do CA Macedo de Cavaleiros, clube promovido ao Campeonato de Portugal numa época atípica marcada pela pandemia da Covid-19.

As novidades para esta temporada são os regressos de Grupo Desportivo de Moncorvo, Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães e ainda dos despromovidos do Campeonato de Portugal, Grupo Desportivo de Bragança e Águia FC Vimioso.

A primeira jornada promete ser escaldante, com destaque para o dérbi concelhio entre Futebol Clube Vinhais e Associação Desportiva e Cultural de Rebordelo e o duelo entre os “rebaixados” Águia FC Vimioso e Grupo Desportivo de Bragança.

As equipas rivais do concelho de Vinhais encontram-se após a ressaca da Taça de Portugal em que ambas conheceram o amargo sabor da derrota. O reforçado FC Vinhais liderado por Nuno Fernandes mede forças com a equipa de Rebordelo e quer cimentar o seu estatuto de candidato. O emblema de Nuno Loureiro mantém o núcleo duro e é um dos habituais pretendentes aos lugares cimeiros da tabela.

No Estádio Municipal de Vimioso, encontram-se duas equipas que na temporada passada empataram em ambas as jornadas que se cruzaram. A despromoção abalou as estruturas de ambos os clubes, mas a conquista pelo título de campeão é o objetivo destes dois emblemas. O Águia FC Vimioso mantém o treinador Eurico Gomes que volta a ter como missão reformular um plantel competitivo. Em Bragança, o novo treinador é um velho conhecido. Lopes da Silva regressa a casa para reivindicar títulos e o regresso aos nacionais.

Além dos prováveis candidatos ao topo da tabela, há clubes que prometem baralhar as contas aos possíveis favoritos. GD Sendim, GD Mirandês, CDC Carção e o regressado GD Moncorvo assumem esse papel e acrescentam competitividade ao Campeonato Distrital. No campo das incógnitas, encontramos Vila Flor SC, CCD Minas de Argozelo, FC Carrazeda de Ansiães e Estudantes Africanos.

A primeira jornada conta ainda com os jogos entre Vila Flor SC - GD Sendim, com a estreia absoluta de Carlos Silvestre ao comando de uma equipa técnica. O novo técnico vila-florense defronta Carlos Irulegui, um embate entre dois antigos jogadores que abraçaram a carreira de técnico.

Em Miranda do Douro, o recém-promovido a técnico principal, Vítor Fernandes quer começar da melhor maneira frente a um “desconhecido” Minas de Argozelo, orientado pelo técnico Teixeira.

Quem não passa por desconhecido na Distrital é António Forneiro, o titulado técnico volta a orientar o Carção, onde esteve entre 2018 e 2020, e visita o retornado Carrazeda de Ansiães. A jornada fica fechada com o Estudantes Africanos – GD Moncorvo, jogo adiado para o dia 20 de outubro. Da equipa estudantil espera-se muito talento sobre o comando de Óscar Monteiro, enquanto da equipa do GD Moncorvo espera-se confirmar os bons indicadores deixados na pré-época.

Estes são alguns dos motivos para ficarmos atentos ao desenrolar deste Campeonato Distrital, o pontapé de saída é este domingo, às 15h00.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB