Nordeste Transmontano

Covid-19: Quatro casos novos e dez pacientes recuperados

Publicado por AGR/FP em Sex, 2020-07-31 00:42

As autoridades de saúde registaram, nas últimas horas, quatro casos novos de covid-19 no distrito de Bragança e oito pacientes recuperados.

Hoje testaram positivo duas pessoas em Izeda (familiares da cozinheira do estabelecimento prisional), uma em Bragança (relacionado com um dos importados de Lisboa) e outra em Miranda do Douro (familiar da funcionária da Santa Casa, que deu positivo ontem).

Por outro lado, houve oito pacientes recuperados.

Um deles era o jogador de futebol, de 26 anos, que mora em Mirandela, mas representa uma equipa que participa numa das Ligas Profissionais de Futebol do nosso país, está dado como curado pela autoridade de saúde pública, depois de dois testes para a covid-19 terem dado resultado negativo, em duas ocasiões consecutivas, condição necessária para ser dado como recuperado.

O jogador tinha testado positivo há mais de um mês (20 de junho) e deixa de ser caso ativo, diminuindo para um o número de infetados confirmados no concelho de Mirandela: uma jovem estudante da comunidade africana que frequenta a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela. Há ainda o caso de um emigrante (sazonal) de 49 anos, que estava a trabalhar na Suíça e regressou à sua aldeia, em Vila Verde, na semana passada e que está a cumprir meticulosamente com as indicações da autoridade de saúde pública, permanecendo em isolamento na sua habitação depois de ter testado positivo. Contudo, o teste foi encaminhado, com outros realizados no início da semana, para o Instituto Ricardo Jorge para uma contra-análise, por suspeita de contaminação da amostra que pode ter resultado num falso positivo.

Ainda sobre os dados atualizados desta quinta-feira, para além do futebolista de Mirandela, há a registar mais sete pacientes recuperados: três do concelho de Miranda do Douro. Dois do concelho de Bragança, um de Macedo de Cavaleiros e um de Carrazeda de Ansiães, concelho que deixa de ter casos ativos da doença.

Desde que começou a pandemia, a 14 de março, já foram confirmados 402 casos do novo coronavírus, mas já recuperaram da doença 278.

Há a lamentar 24 mortes e ainda há uma centena de casos com a doença ativa: 45 são no concelho de Miranda do Douro, 34 em Bragança, 9 em Macedo de Cavaleiros, 3 em Torre de Moncorvo, 2 em Vimioso e Vinhais. 1 em Mogadouro e Mirandela.

Há também três casos importados da Região de Lisboa e Vale do Tejo ainda ativos na região.

Assinaturas MDB