Diocese

Faleceu o padre Alfredo Augusto Silva

Publicado por . em Qui, 2022-02-10 15:50

Faleceu o padre Alfredo Augusto Silva, 83 anos, antigo pároco de Edral, Gestosa, Quirás, São Jomil, Vilar de Lomba e Vilar Seco de Lomba, no concelho de Vinhais.
Já jubilado, o Pe. Alfredo residia na Fundação Betânia, em Bragança, desde 22 de novembro de 2019, informou fonte da Diocese de Bragança-Miranda.
Natural de Cisterna, freguesia de Quiráz, em Vinhais, ingressou no Colégio Salesiano de Mogofores (Poiares da Régua), aos 12 anos.
Fez o Curso filosófico em Manique e os estudos teológicos no Instituto Teológico Salesiano no Estoril e no Instituto Teológico Salúncar, em Sevilha.
Ordenado presbítero em 26 de março de 1966, por D. Manuel de Almeida Trindade foi docente nas casas salesianas do Estoril, de Lisboa, Vila do Conde e Funchal.
Fez o primeiro curso para Capelães Militares na Academia Militar do Exército e em 1968 parte para Moçambique como alferes capelão. Em 1970 regressa a Lisboa e fica a exercer funções nas Oficinas de S. José.
Foi diretor da Escola Profissional de Santo António (Izeda), das Oficinas de S. José (Lisboa) e do Colégio dos Órfãos, no Porto.
Também foi vice-diretor do colégio do Funchal, passando igualmente pelo Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Campello, Alicante (Espanha), pelo Colégio do Estoril, pelo Oratório de S. José, em Évora, e pelo Colégio D. Bosco, em Macau.
Em outubro de 1986 pediu “absentia a domo” e tornou-se pároco em Izeda, Serapicos e Calvelhe, no concelho de Bragança. Mais tarde assume a paroquialidade de Carçãozinho e Vila Boa (anexas de Serapicos), Salsas e Freixeda, bem como as paróquias de Talhas, Talhinhas e Gralhós, no concelho de No setor social integrou os órgãos da União das IPSS do Distrito de Bragança (2009-2014) e da Pia União Casa do Clero (2017-2022). Em 1991 incardina na Diocese de Bragança-Miranda e em 2004 é nomeado pároco de Edral, Gestosa, Quirás, São Jomil, Vilar de Lomba e Vilar Seco de Lomba, no concelho de Vinhais.
No setor social integrou os órgãos da União das IPSS do Distrito de Bragança (2009-2014) e da Pia União Casa do Clero (2017-2022).

Assinaturas MDB