Flávio Touças campeão nacional de Super Proto no Campeonato Portugal Trial 4×4
O piloto brigantino Flávio Touças, acompanhado pelo navegador Cristiano Fernandes, sagrou-se este fim de semana campeão nacional de Super Proto no Campeonato Portugal Trial 4×4 (CPT4x4), durante a quinta e derradeira jornada realizada no concelho de Mação. Ao volante do veículo Jimmy's ULTRA 4, Touças repetiu o feito alcançado há uma década, em 2015, garantindo o título após terminar em 2.º e 4.º lugar nas duas especiais do fim de semana.
Em declarações ao Mensageiro de Bragança, Flávio Touças mostrou-se emocionado. "Foi uma vitória muito saborosa. Fiquei muito feliz e emocionado com o feito, depois de anos marcados por avarias e outros percalços que não permitiram melhores prestações. No ano passado não consegui uma única prova sem problemas, mas esta temporada correu da melhor forma. Em Mação bastava pontuar para garantir o título. No sábado só não conseguimos o primeiro lugar por milésimos, mas foi o suficiente para voltar a ser campeão nacional. No domingo já foi mais para descontrair, sem necessidade de forçar o carro."
O piloto acrescentou ainda uma nota sobre o futuro e os custos da modalidade. "Não faço ideia qual será o próximo desafio. Agora também preciso de me dedicar mais à minha oficina. É preciso, no entanto, que a competição seja mais apelativa para os pilotos. Este desporto é muito caro e, numa época sem grandes percalços, gastámos cerca de 60 mil euros."
Organizada pelo clube Trilhos do Norte, em colaboração com a Associação MAC TT e o município de Mação, a etapa final contou com pistas exigentes e decisões importantes para a atribuição dos títulos nacionais. A conquista da Tabô Team 4x4 devolve o campeonato nacional de Super Proto aos pilotos brigantinos dez anos depois.
Na classe Extreme, também houve motivos para celebrar no distrito de Bragança: João Teixeira e Fernando Pereira, da Inferninho Team, alcançaram a sua primeira vitória da temporada.
Foto: DR
