FUTEBOL FORMAÇÃO

GD Bragança regressa às 4 estrelas no processo de certificação da FPF

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 05/21/2025 - 09:22

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou a lista de Entidades Formadoras Certificadas para a época 2024/2025, no seguimento do processo de avaliação realizado em articulação com as associações distritais e regionais. No distrito de Bragança, 23 clubes foram certificados, num total de 19 entidades reconhecidas oficialmente como formadoras.

Entre os clubes distinguidos, o Grupo Desportivo de Bragança destaca-se por ser o único do distrito a alcançar a classificação de 4 estrelas no futebol masculino, regressando assim à nota máxima já obtida na época 2021/2022.

Francisco ‘Kika’ Miranda, coordenador da formação do GD Bragança, considera que este reconhecimento "é o reflexo do trabalho árduo e cada vez mais sólido do nosso departamento de formação". Para o dirigente, trata-se de “uma classificação que nos deixa orgulhosos e, ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade e exigência”. Sublinha ainda que o processo de certificação representa uma avaliação pormenorizada da forma como os clubes funcionam internamente: “É um processo que analisa como os clubes trabalham e se organizam em todos os seus departamentos. No nosso caso, temos atualmente mais de 30 pessoas a colaborar com a formação, algo que ajuda a explicar este resultado”.

O coordenador do GD Bragança fez ainda questão de agradecer o acompanhamento técnico prestado ao longo do processo pela Associação de Futebol de Bragança, nomeadamente por Sílvio Carvalho, diretor técnico, e José Alonso. “Estarmos num grupo restrito de clubes nacionais com 4 estrelas significa muito para nós”, concluiu, deixando também uma palavra de reconhecimento aos atletas, treinadores, encarregados de educação, direção, colaboradores e patrocinadores do clube.

No futebol masculino, obtiveram a classificação de 3 estrelas o Futebol Clube de Vinhais, ADSP Vale do Conde/ADC Rebordelo, Grupo Desportivo de Moncorvo, FCLN/CSP Vila Flor, Escola Crescer/AEAB, FCMA/Argozelo, Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, Sport Clube Mirandela e Futebol Clube Mogadourense. O Grupo Desportivo de Bragança foi o único a alcançar 4 estrelas.

No futebol feminino, foi certificada com 3 estrelas a formação do Sport Clube Mirandela.

No futsal masculino, três clubes atingiram a classificação de 3 estrelas: Associação Recreativa Alfandeguense, CSP Vila Flor/FCL Negro e Grupo Desportivo Macedense. Foram ainda reconhecidas com 2 estrelas as formações do Clube Académico de Mogadouro, Escola Arnaldo Pereira e Clube Desportivo de Miranda do Douro. O Águia Futebol Clube de Vimioso foi certificado com 1 estrela.

Já no futsal feminino, a Associação Recreativa Santo Cristo obteve a classificação de 2 estrelas.

A certificação das Entidades Formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol visa promover a qualidade e o rigor nos processos de formação de jovens atletas, valorizando as boas práticas e o investimento na qualificação dos recursos humanos e estruturas desportivas.

Assinaturas MDB