Líder Vinhais vence IPB e aproxima-se do título distrital
O Futebol Clube Vinhais confirmou o seu estatuto de líder isolado do Campeonato Distrital da Divisão de Honra ao vencer, este domingo, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) por 0-4, em jogo da 12.ª jornada, disputado no Parque Desportivo de Santa Apolónia.
A equipa vinhaense mostrou segurança logo no arranque da partida, aplicando pressão alta e dificultando a saída de bola do IPB. As oportunidades surgiram amiúde, e aos 29 minutos Keendji inaugurou o marcador, aproveitando um mau atraso de Sani. Dez minutos depois, o Vinhais teve hipótese de ampliar a vantagem através de um penálti, mas Abbas viu a sua tentativa defendida por Freitas.
No segundo tempo, o IPB tentou reagir, beneficiando da confiança pelo penálti defendido e criando perigo em transições rápidas. No entanto, a experiência do Vinhais falou mais alto. Aos 65 minutos, Kenio marcou o 0-2 na sequência de um canto, e aos 80 minutos Lólis converteu uma grande penalidade, provocada por derrube de Wilson sobre Keendji. A goleada ficou completa aos 85 minutos, com Helton a assinar o seu 12.º golo na prova após uma arrancada imparável.
No final, o treinador do IPB, Rafael Nascimento, enalteceu a qualidade do adversário. “Parabéns ao Vinhais, a qual é uma equipa diferenciada nesta competição. Este é um adversário que nos ajuda a crescer, colocando dificuldades, e é isso que pretendemos para melhorar. Conseguimos, a espaços, ser combativos e anular um adversário muito forte, mas que também falha, mostrando que melhoramos jogo a jogo.”
Sobre o desempenho da primeira parte, acrescentou: “O Vinhais foi superior, obrigando a maior organização defensiva. No segundo tempo, até ao golo deles, conseguimos ter mais bola e anular o adversário. O penálti defendido deu alento, mas o Vinhais mostrou a sua qualidade e as rotinas assimiladas.”
Por sua vez, o treinador do Vinhais, Marco Mobil, sublinhou a justiça do resultado. “Tivemos uma boa primeira parte, com muitas oportunidades, inclusive um penálti falhado. Se tivéssemos concretizado apenas metade das ocasiões, a tranquilidade da equipa seria outra e tirava ânimo ao adversário. Na segunda parte, o IPB ainda mostrou esperança, mas a partir do segundo golo deixou de haver história no jogo. Foi um resultado justo frente a um adversário com miúdos de muito valor e bem organizados.”
Mobil lembrou ainda as dificuldades da equipa. “As pessoas não têm noção do que atravessamos, julgando ser tudo fácil pela posição que ocupamos. Há mais de dois meses que trabalhamos com 13 jogadores e outros quatro juniores. Confio em todos, mas não é fácil ter apenas dois seniores no banco”, acrescentando que “não podemos cair no erro de nos considerarmos campeões antes de o ser matematicamente.”
Com este triunfo, o Vinhais lidera agora a prova com 34 pontos, mais 14 do que o segundo classificado, Macedo de Cavaleiros, enquanto o IPB permanece no último lugar, sem pontos.
Segue-se, no próximo domingo, dia 25 de janeiro, a penúltima ronda da Taça Distrital AF Bragança. O Campeonato Distrital da Divisão de Honra regressa no dia 1 de fevereiro.
Foto: Guilherme Moutinho
