Mogadouro

Município vai acolher 60 deslocados de guerra devido à invasão da Rússia

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2022-04-22 00:12

O município de Mogadouro acolhe 60 ucranianos que vão ficar alojados na residência para estudantes desta vila e que estão em trânsito, entre o Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa e Mogadouro.

“Temos tudo preparado para acolher estes 60 deslocados de guerra que estão em trânsito entre Lisboa e Mogadouro, e que ficarão instalados, condignamente, na residência para estudantes desta vila”, explicou António Pimentel.

O autarca de Mogadouro disse ainda que tudo foi organizado “num curto espaço tempo, já que o contacto do Alto Comissariado para as Migrações surgiu apenas na quarta-feira”.

“Após o contacto da Segurança Social, o município de Mogadouro mostrou-se disponível para receber 60 deslocados de guerra provenientes da Ucrânia. fomos contactados na quarta-feira pelo Alto Comissariado para as Migrações, perguntando-nos se podíamos receber 60 pessoas de nacionalidade devido à invasão da Rússia à Ucrânia, pelo que a nossa resposta foi igualmente positiva”, explicou António Pimentel.

O autarca disse ainda que apesar dos contactos que houve com as respetivas entidades há também um “ assumir de responsabilidades por parte do município de Mogadouro com estas pessoas”.

"Estas responsabilidades passam pelo alojamento, pela alimentação, e se virem crianças, o ensino será outra das prioridades. Todo este processo será desenvolvido a nível local pelas diversas entidades públicas como a Segurança Social ou Ministério da Saúde para proceder ao processo de localização destas pessoas uma vez que se deslocam diretamente da Ucrânia, sem a sua situação regularizado”, concretizou.

Os deslocados ucranianos estão foram acompanhados na viagem que envolve dois autocarros entre o aeroporto de Figo Maduro e Mogadouro pela a chefe de gabinete da presidência da câmara e a veterinária municipal , já entre o grupo pessoas, também há vários animais que companhia e auxiliar todo o processo de instalação destas pessoas.

“A residência para estudantes, está devidamente equipada para receber os deslocados de guerra da Ucrânia, sejam crianças, mulheres ou idosos”, vincou o autarca.

De acordo com António Pimentel , o executivo municipal já havia aprovado uma verba de 200 mil euros, para fazer face aos primeiros gastos com o atendimento destas pessoas.

Os deslocados partiram da Polónia num novo voo humanitário de apoio à Ucrânia da responsabilidade da Associação Ukrainin Refugees (UAPT) que transportava 263 pessoas, cujo alojamento está garantido por vários centros de acolhimento.

Assinaturas MDB