Prova de TT “King of Portugal” já rola nos estradões do concelho com 80 equipas de 14 nacionalidades
A prova de todo-o-terreno automóvel "King of Portugal", já roda no concelho de Vimioso e promete até sábado, fazer subir a adrenalina de pilotos e espectadores porque há novidades no circuito e em prova vão estar 80 equipas de 14 nacionalidades.
“Inicialmente limitamos, por questões de segurança e logística, a participação no King of Portugal [KOP] a 70 carros. Fomos recebendo mais pedidos de inscrição e alargámos até às 80 equipas, mesmo assim, tivemos de recusar 16, explicou José Rui Santos.
“Era esperada a participação de um piloto israelita, mas não obteve autorização do seu país para vir até Portugal e consequentemente a Vimioso”, indicou o responsável.
Este ano a prova vai contar com algumas novidades como um etapa noturna a começar quinta-feira na aldeia histórica de Algoso, localidade onde na parte da manhã acontecerá o prólogo desta edição do KOP, numa iniciativa que vai contar com “ algumas surpresas” para quem gosta deste tipo os carros gigantes do TT extreme.
Para, amanhã, sexta-feira esta marcada a primeira etapa da prova com início às 10:00 na zona da pedreira, em Vimioso,
Para sábado está agendada a segunda etapa com a partida às 10:00, na pedreira e o público terá lugar neste local em condições de segurança e na zona da tartaruga e no sítio dos ovos de dinossauros, locais que oferecem “ momentos de verdadeira adrenalina ” devidos aos seus obstáculos”.
As 80 equipas em prova estão repartidas por quatro classes - Unlimited, Modified, Legend e Stock/UTV's, onde os valores dos veículos da classe rainha podem chegar aos 100 mil euros e debitar 700 cavalos de potência.
Ao longo destas 11 edições do KOP tem-se verificado uma aposta dos pilotos na melhoria da segurança pessoal e dos veículos em competição.
Em prova estarão pilotos de vários países, entre os quais Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Polónia, França, Itália, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Alemanha, Holanda e Malta, entre outras nacionalidades.
A maioria dos visitantes são oriundos de Portugal, Espanha, França, Itália e Inglaterra onde são esperadas mais de 15 mil espectadores por dia, na sexta-feira e no sábado.
Segundo a organização, esta prova tem captado a atenção da imprensa internacional, já que há pedidos de acreditação de jornalistas destes países a que este ano se juntam profissionais da comunicação, vindos dos Estados Unidos da América (EUA) e da Austrália.
Do lado do município de Vimioso é destacada a importância desta prova para a economia local já que o KOP ao longo de quatro dias anima as áreas da restauração e hotelaria, dos produtos locais ou o setor dos combustíveis.
“Este é um investimento que traz retorno para o concelho, e concelhos como Bragança, como Miranda do Douro e Mogadouro, devido à falta de unidades hoteleiras em Vimioso, onde está tudo esgotado”, enfatizou o presidente da Câmara, António Santos.
A organização da prova é da responsabilidade do Clube NorteX4 com o apoio do município de Vimioso, juntas de freguesias e da Federação Porquês do Automóvel e Karting (FPAK).