A opinião de ...

Foi fácil fechar as linhas férreas Para quando a reactivação do caminho

Estavamos em setembro de 1959, data em que começamos a utilizar a linha do corgo , que principiava na Régua e seguia por VilaReal , passando por todas as localidades até a cidade de chaves .
Era sem dúvida o melhor meio de transporte colectivo que ligava a linha do Douro na Régua até Campanhã no Porto , onde era fácil conseguir para Lisboa , as ligações necessárias e também para todos os distritos a Norte da cidade do Porto .
Enfim , todas estas composições de comboio funcionavam diariamente e traziam não só o correio, como também os jornais diários de Lisboa, chegavam cerca das 20.00 horas a vilareal , as vezes um pouco atrasados , mas , chegavam sempre .
Mais tarde já nos anos 60 , com o adjunto das empresas rodoviárias, passou a usar- se os expressos directos Lisboa - Vilareal , e volta via Viseu .
Entretanto com um descarrilamento de uma composição da linha do Tua que servia toda a região até Bragança , então governante na área dos transportes - Ana Paulo Vitorino , figura política ainda hoje muito badalada na cena política , resolveu para além de mandar fechar a referida linha do Tua , também o troço de Vilareal à régua , por razões de segurança .
Ora , nunca na história da funcionalidade da linha do corgo , aconteceu nenhum desastre ferroviário .
Em face desta situação , ficaram sem transporte as residentes ao lindo da linha e que não tinham acesso às estradas municipais , tendo de ir a pé , até essas estradas , ou então de táxi , nas localidades que tinham acesso a este tipo de veículo de transporte ( táxi) .
Não há semana nenhuma que os actuais governantes não afirmem categoricamente , alto e bom som: amanhã todo o transporte ferroviário na região de trás os montes e alto douro vai ser regularizado .
Dizem até que irá existir uma ligação direta a começar na estação de Campanhã passando pelas cidades  de Amarante , Vilareal , Mirandela , Macedo de cavaleiros e Miranda do Douro, terminando em Bragança .
Todo este percurso demorará pouco mais do que uma  hora de viagem .
È esta a grande promessa dos actuais governantes , mas entretanto , a electrificação da linha do Douro ainda na chegada a régua .
A abertura e continuidade da já referida linha do Douro , do poçinho até  Barca de Alva muito anunciada , continua no papel .
Quem não conhece a nossa região admira- se que com as potencialidades que tem mantenha em termos de transportes ferroviário , não tem continuidade , ainda não chega a Barca de Alva . Relativamente ao aeródromo de Vilareal continua tudo como dantes. Passou- se mais um Ano e o Porta aviões , como è conhecido na gíria aeronáutica , o aeródromo não sofreu nenhumas melhorias .
A sua transformação em aeroporto secundário ficaria para as kalendas de Março .
O kartodromo è o símbolo máximo do que interessa no aeródromo è mais importante mais : oposição em termos políticos .
Falta-lhe a agressividade que devia ser o motivo preponderante na defesa do desenvolvimento do aeródromo  e não só .
Parece que a oposição política , acima referida está à espera de algum “ fenómeno sobre natural para que o tão falado aeródromo “
Seja definitivamente transformado na infra- estrutura indispensável ao progresso da Bila .
Entretanto , já estamos em 2023 e como vem sendo hábito , continuamos a espera que quem de direito actue , não espere , como tem acontecido nestes últimos anos.
Finalmente o senhor do calvário na sua permanente manta de tapar os buracos da Bila deverá dizer na sua omni sapientae “ ajudar senhor nesta missão do aeródromo aqueles que tem por missão a sua  gestão , tenho dito.

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