António Pimentel preside à Associação de Municípios do Baixo Sabor
O autarca de Mogadouro, António Pimentel, foi eleito por unanimidade presidente conselho diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), um organismo intermunicipal que junta quatro municípios deste território. “Foi uma eleição que decorreu com tranquilidade, tendo os órgãos sido aprovados por unanimidade, sendo a primeira vez que Mogadouro assume a presidência da AMBS”, indicou o autarca social-democrata.
Uma das lutas da nova direção desta associação intermunicipal vai incidir na cobrança dos impostos devidos sobre as vendas das barragens e negociação com a Movhera, a concessionária da barragem do Baixo Sabor, ao nível das rendas que são devidas.
“Já iniciámos a renegociação com a Movhera, tendo em vista o Fundo do Baixo Sabor, que é diminuto para os quatro concelhos: Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. Entendemos que este fundo deve ser mais robusto”, indicou o novo presidente da AMDS.
Segundo dados a AMBS, desde 2008 que há 9,2 milhões de euros de obrigações legais e contratuais não cumpridas, referentes a rendas e medidas compensatórias pela construção do aproveitamento hidroelétrico do Baixo Sabor.
“Vamos procurar defender os interesses do território. Para já, há um fundo de 400 mil euros a dividir
