Nordeste Transmontano

Bragança Classic Fest coloca a cidade no roteiro internacional da música clássica

Publicado por Glória Lopes em Ter, 2023-09-19 09:27

Entre 29 de setembro e 7 de outubro a terceira edição do Festival Internacional de Música Bragança-Classic Fest volta a transformar a cidade transmontana “num centro musical”, afirmou Filipe Pinto Ribeiro, diretor artístico, ontem durante a apresentação da iniciativa na Igreja de S. Francisco. “Logo na primeira edição tivemos público de várias regiões, como Alentejo e Lisboa, o Teatro Municipal, que ainda não tinha bilheteira online, teve pessoas que ligavam para reservar. Esse problema está dissipado e no ano passado tivemos pessoas que vieram de França e de Espanha propositadamente para assistir, o que marca a rentrée cultural no nosso país”.
Pascal Moraguês, clarinete, solista da orquestra de Paris, a soprano Julia Muzychnko, ou Esther Hoppe, violinista, e Christian Poltéra, violoncelo, que tocam em Stradivarius, são alguns dos músicos que durante nove dias passarão pelo palco brigantino.
Segundo o pianista, que vai atuar em dois espetáculos, no dia 3 de outubro e no encerramento a 7 de outubro “há um reclamar de centralidade para locais que muitas vezes não são apelidados de capitais culturais, mas há todo um património, toda uma riqueza e todo um potencial do ponto de vista das pessoas, das instituições, do conservatório e do Instituto Politécnico e do público o em geral que merece o melhor. Tem aqui acesso a espetáculos que podem estar a decorrer em Paris, em Nova Iorque ou em Xangai”, acrescentou.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO MDB

Assinaturas MDB