CICLISMO

Bragança foi o ponto de partida da ‘La Vuelta Ciclista Zamora 2022’ (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2022-07-13 18:10

A 39.ª edição da La Vuelta Ciclista Zamora iniciou-se na terça-feira com a primeira etapa (Prólogo) a ser disputada nas ruas da cidade de Bragança, contando com a participação de 20 equipas, num total de 120 ciclistas. A vitória no entusiasmante Prólogo pertenceu ao ciclista espanhol Javier Serrano que cumpriu o percurso de 4,5 quilómetros em 5:29 minutos, seguido de Sergio Geerlings e Javier Ibañez.

Javier Serrano, ciclista sub-23 da Eolo Kometa, leva de Bragança a camisola amarela, mas prevê dificuldades nas etapas restantes. “Bragança é uma cidade muito bonita que me deixa memórias muito agradáveis. Sinto-me motivado para a Volta a Zamora, sabendo que as próximas etapas vão ser completamente diferentes e podem decidir o vencedor da prova.”

Esta quarta-feira, dia 13 de julho, a segunda etapa ligou Bragança e Alcañices, ao longo de 137,5 quilómetros, com o tiro de partida a ser dado na Avenida das Forças Armadas. O vencedor da 2.ª etapa que cruzou a fronteira de Portugal e Espanha foi, novamente, Javier Serrano, que soma assim 2 vitórias em 2 etapas disputadas.

Miguel Abrunhosa, Vereador do Município de Bragança, salienta o impacto económico e turístico destes eventos para o desenvolvimento local. “O Município tem apoiado todas as modalidades, nomeadamente o ciclismo, neste sentido aceitámos o convite da Diputacíon de Zamora e do Clube de Ciclismo de Zamora para acolher este grande evento de ciclismo. A Volta de Zamora é um acontecimento importante para a promoção da modalidade, do turismo e da marca Bragança. O retorno económico é de extrema relevância e esperamos continuar a promover esta parceria transfronteiriça”.

Em representação da organização da prova, Manuel Campesino do Clube de Ciclismo de Zamora vê com bons olhos a parceria luso-espanhola. “A hospitalidade brigantina tem sido excelente, logo gostaria de regressar a esta linda cidade para realizarmos mais eventos desportivos. A ligação entre a Diputacíon de Zamora e o Município de Bragança é muito forte, não só pela proximidade, mas também por terem vários eventos em comum. Como tal, a escolha de Bragança para estas primeiras etapas são apenas o reforçar dos laços entre as duas cidades vizinhas.”

La Vuelta Ciclista Zamora 2022 engloba um total de 6 etapas, sendo a sexta e última etapa disputada a 17 de julho, com o percurso de 115,5 quilómetros, entre Cobadu e Toro.

A histórica prova de ciclismo remonta ao ano de 1935, onde o madrileno Antonio Martín escreveu o seu nome nos livros de história do ciclismo ao ser o vencedor da primeira edição da La Vuelta Ciclista Zamora. Na última edição da prova, disputada em 2021, o vencedor foi Eugenio Sánchez, em representação da equipa amadora da Lizarte.

A organização da 39.ª edição da ‘La Vuelta Ciclista de Zamora 2022’ está a cargo da Diputacíon de Zamora e do Clube de Ciclismo de Zamora.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB