Nordeste Transmontano

Covid-19: quatro recuperados e o concelho de Bragança não tem casos há quase um mês

Publicado por FP/AGR em Seg, 2020-06-01 17:46

Data de 05 de maio o último caso positivo de covid-19 registado no concelho de Bragança, aquele que continua a ser o mais afetado, com 25 casos ainda ativos. Esta segunda-feira, as autoridades de saúde voltaram a ter um dia limpo no distrito, sem casos em nenhum dos doze concelhos e com mais quatro pacientes recuperados.

Mirandela, Bragança, Vimioso e Vinhais foram os concelhos que registaram pacientes recuperados da covid-19 nas últimas 24 horas, revela o último relatório da situação epidemiológica do novo coronavírus, atualizado a meio da tarde de hoje pela autoridade de saúde pública do distrito de Bragança.

Em Mirandela, o único caso ainda com doença ativa é o de um enfermeiro de 35 anos que exerce funções na Unidade Local de Saúde do Nordeste, o segundo caso confirmado no distrito, a 15 de março.

Aquele profissional de saúde já está em isolamento domiciliário há mais de dois meses e meio e só teve alguns sintomas ligeiros nos primeiros dias após ter testado positivo.
Desde então, já realizou perto de uma dezena de testes que deram sempre resultado positivo, apesar de estar assintomático. Trata-se de um dos vários casos do país que estão a ser alvo de estudo por parte do Instituto Ricardo Jorge.

Até ao momento, passados 80 dias desde o início da pandemia, estão confirmados 259 casos que causaram 24 mortes (9%), de pessoas com idades entre os 59 e os 96 anos. Há agora 195 pacientes que já recuperaram (75%), restando 40 com a doença ativa (16%).

Destes, 25 são do concelho de Bragança, o que representa 62,5% do total de doentes ainda ativos. Sete são de Vinhais. Alfândega da Fé conta 3 pacientes ainda com a doença ativa, enquanto Mirandela, Vimioso, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo têm todos apenas um paciente por recuperar.

Carrazeda de Ansiães, Mogadouro, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros já têm todos os pacientes curados.