CICLISMO

David Vivas e Liliana Silva vencem Granfondo Bragança 2022

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-07-10 17:01

Os ciclistas David Vivas e Liliana Silva (ambos Masters A) venceram, este domingo, a quarta edição do ‘Granfondo Bragança’, numa vitória de superação face ao calor extremo sentido ao longo de 137 quilómetros, com 2577 metros de desnível.

Para David Vivas, ciclista da Cadão, conquistar o mais alto lugar do pódio em Bragança tem um sabor especial. “É uma alegria enorme conseguir vencer em Bragança, pelo carinho que tenho por esta cidade. Treino muitas vezes nestas estradas e sinto-me em casa. Senti algumas dificuldades durante o percurso devido ao calor, o que condicionou a minha abordagem nas subidas, nomeadamente no Muro do Rio de Sabor". O atleta espanhol mostrou estar num excelente momento de forma ao terminar a prova em 3:28:30 horas, ele que no passado dia 5 de junho venceu o Gerês Granfondo. "O meu objetivo é ajudar a equipa para crescer mais no ciclismo. Não gosto de pensar no individual, mas ganhar é sempre uma alegria,” concluiu.

Na sua terceira participação consecutiva no ‘Granfondo Bragança’, Liliana Silva da Discover Melgaço estreou-se no percurso mais longo, finalizando a prova em pouco mais de 4 horas e 41 minutos. “Inscrevi-me na distância maior para poder treinar para a Volta ao Nordeste e se conseguisse vencer ainda melhor. A concorrência não facilitou, mas acabou por correr bem.”

No ‘Mediofondo’, Nuno Torres (Secai/GaiaBike/Geoinerte) concluiu os 98 quilómetros propostos em 2:25:27 horas, enquanto nos femininos, a espanhola Nuria Lousada (Transportrs Chema Bolaños Auto) foi a mais veloz com a marca de 03:01:40 horas.

Na modalidade mais curta, apelidada de ‘Minifondo’, os vencedores do percurso de 60 quilómetros foram Rafael Ferreira, atleta da Love Tiles, e Alessia Teixeira, em representação da Tarouca BTT, com os tempos de 01:35:05 hora e 01:42:30, respetivamente.

“Animação, tradição e desafio” foi o mote de mais uma edição do Bragança Granfondo by Trek 2022 que contou com a presença de 1840 ciclistas.

Envergando o dorsal n.º 2 esteve o Presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, que completou o percurso intermédio na categoria de Masters C. “A minha prestação no ‘Mediofondo’ correu bem, apesar do calor intenso e da dificuldade na subida do Muro do Rio Sabor. Tirando isso, a animação ao longo do percurso foi excelente e fez valer a pena a participação", realçando que "a subida do número de atletas, em relação a edições anteriores, deve-se à qualidade do evento e à vontade das pessoas participarem e conviver. Queremos continuar a promover esta iniciativa, com ou sem Orçamento Participativo”.

Manuel Zeferino, responsável da Bikeservice, aponta a importância deste evento como dinamizador económico. “Foi mais um êxito de Bragança, Município de Bragança e da Bikeservice. Este é um evento único com um forte impacto na economia local, visto estar aliado ao turismo desportivo e de lazer. Existem várias nacionalidades presentes neste evento de ciclismo, sendo muito gratificante e o resultado da importância destas provas organizadas pela Bikeservice”.

O valor angariado na caminhada solidária Bragança Granfondo 2022, que decorreu em simultâneo com a prova de ciclismo, reverteu em favor do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escuteiros, sendo a verba apurada de 700 euros.

No sábado, dia 9 de julho, os mais novos mostraram a sua destreza no ‘Granfondo Kids’, evento dedicado aos jovens ciclistas dos escalões de pupilos, benjamins, iniciados e infantis. Sem classificação, valeu a boa disposição e a promoção do desporto.

A organização do evento, apadrinhado por David Blanco, ex-ciclista que detém o recorde de 5 vitórias na Volta a Portugal, foi da responsabilidade da Bikeservice, em parceria com os municípios de Bragança e Vimioso.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB