Donai conquista pela primeira vez o Torneio Interfreguesias de Futsal de Bragança

A equipa representante da freguesia de Donai venceu, esta terça-feira, a 9.ª edição do Torneio Interfreguesias de Futsal do Concelho de Bragança, ao derrotar Gimonde por 2-0 na final disputada no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira.
A final contou com forte adesão do público, que encheu as bancadas do recinto desportivo brigantino, disputada com intensidade e desportivismo. Gimonde, detentor do título, entrou na partida com algum nervosismo, acumulando erros que permitiram a Donai assumir o controlo do jogo desde os primeiros minutos.
O marcador foi inaugurado aos 13 minutos, por intermédio de João Afonso, que rematou cruzado para o fundo das redes. Já na segunda parte, ao minuto 36, Barrigão fixou o resultado, concluindo com sucesso uma jogada coletiva da formação de Donai.
Com este triunfo, Donai conquista pela primeira vez o troféu da prova organizada pelo Município de Bragança, em parceria com as juntas e uniões de freguesia do concelho.
No final do encontro, Manuel Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Donai, que também participou como jogador, destacou a importância do feito. “Já tínhamos perdido uma final há dois anos, mas desta vez conseguimos o desejado título. Mais importante do que vencer é o espírito deste torneio. Dou os parabéns a todos os participantes. Fomos justos vencedores e realizámos uma excelente caminhada até à final”, referiu.
Do lado de Gimonde, António Assares, presidente da Junta de Freguesia, lamentou as limitações do plantel ao longo da prova. “A equipa apresentou-se bastante debilitada. Ainda assim, foi uma grande conquista termos alcançado a final. Queremos regressar mais fortes na próxima edição e recuperar o título.”
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vereador do Município de Bragança, Miguel Abrunhosa, que sublinhou os objetivos centrais da iniciativa. “Cumpriram-se novamente os dois grandes propósitos deste torneio: promover o desporto e o convívio entre as diferentes freguesias. Vivemos uma grande noite desportiva, com ‘fair-play’ e emoção, tanto em campo como nas bancadas. Este é um dos eventos desportivos mais mobilizadores da comunidade, com mais de 90% dos jogos disputados em freguesias do meio rural, contribuindo para a dinamização das nossas aldeias e vilas.”
Na disputa pelo terceiro lugar, realizada antes da final, a freguesia de Sortes venceu Parada e Faílde por 5-4, garantindo o último lugar do pódio.
Com esta vitória, Donai junta-se ao quadro de honra do torneio, que inclui também Gimonde (2024), Parada e Faílde (2023) e a União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, vencedora das seis primeiras edições.
Fotos: Guilherme Moutinho