FUTEBOL

Mirandela vence Chaves B e conquista pela segunda vez a Taça Transmontana

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 08/04/2025 - 17:34

O Sport Clube Mirandela conquistou, este domingo, no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, a 7.ª edição da Taça Transmontana de Futebol Masculino, ao vencer o Grupo Desportivo de Chaves B por 2-1. A formação mirandelense torna-se assim a primeira a repetir a vitória nesta competição, após ter também erguido o troféu em 2023.

A Taça Transmontana opõe os campeões distritais das associações de futebol de Bragança e de Vila Real da temporada anterior. A edição deste ano decorreu sob o lema “Contra a violência, jogamos na mesma equipa”, sendo antecedida por uma cerimónia de entrega de equipamentos desportivos às equipas de Walking Football da Universidade Sénior de Miranda do Douro e da Liga dos Amigos/AR Alfandeguense. Durante o intervalo, realizou-se uma demonstração da modalidade.

Em campo, a equipa secundária do Chaves entrou com maior intensidade e domínio territorial, colocando dificuldades à organização do Mirandela. A formação mirandelense, porém, equilibrou o jogo nos últimos 15 minutos da primeira parte, altura em que começou a explorar transições rápidas e criou as primeiras oportunidades. Aos 41 minutos, Luca introduziu a bola na baliza flaviense, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

A entrada do Mirandela na segunda parte foi eficaz. Aos 47 minutos, Abazaj abriu o marcador na sequência de um pontapé de canto cobrado por Luca. Pouco depois, aos 51’, Tiago Santos fez o 2-0, concluindo uma jogada ensaiada.

O Chaves B reduziu a diferença aos 63’, através de um remate de Muteba após jogada individual.

A formação flaviense tentou chegar ao empate nos minutos finais, mas viu-se reduzida no banco com a expulsão do técnico Carlos Guerra, aos 76 minutos, na sequência de protestos dirigidos à equipa de arbitragem chefiada por Diogo Silva.

O Mirandela manteve a solidez defensiva nos minutos finais e assegurou o triunfo.

No final do encontro, Rafael Pinheiro, treinador do SC Mirandela, valorizou a importância da vitória e sublinhou a utilidade do jogo na preparação para o arranque do Campeonato de Portugal. “É sempre importante ganhar. Trabalhar sobre vitórias é sempre mais fácil. Quem joga no Mirandela sabe que tem de demonstrar espírito competitivo em todos os jogos. Acredito que estamos num nível de preparação assinalável e confiantes para iniciar o Campeonato de Portugal.”

O técnico manifestou ainda incertezas quanto à realização da primeira jornada, prevista para o próximo domingo, na Madeira, devido a eventuais constrangimentos logísticos.

Do lado do Chaves B, o treinador Carlos Guerra considerou que a sua equipa produziu o suficiente para alcançar outro resultado. “Fizemos um bom jogo, com várias oportunidades, mas sofremos dois golos quando já devíamos estar em vantagem. Depois, a segunda parte teve pouco tempo útil de jogo. Reduzimos, mas faltou-nos clareza para empatar.”

Com este triunfo, o SC Mirandela passa a liderar isolado o palmarés da Taça Transmontana, com dois títulos conquistados. Nas restantes edições, levantaram o troféu o Régua (2024), Vilar Perdizes (2023), Vila Real (2019), Chaves Satélite (2018) e Mondinense (2017).

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

.

Assinaturas MDB