FUTSAL DISTRITAL

EFAP vence Futsal Mirandela após reviravolta e segue invicto (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-10-16 12:50

A Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP) venceu, este sábado, na receção ao Futsal Mirandela, por 6-4, no jogo de encerramento da jornada 2 do Campeonato Distrital de Futsal da 2.ª Divisão.

Num encontro no qual o equilíbrio foi a nota dominante em largos períodos, os mirandelenses começaram melhor, inaugurando o marcador, aos 9’, num lance em que João Cruz surgiu solto ao segundo poste e limitou-se a desviar a bola para o fundo da baliza à guarda de Amaro.

Após a sexta falta da equipa da casa, Rachado aumentou a contagem (0-2) na execução de um livre de 10 metros, aos 12’.

A EFAP ainda reduziu a diferença no primeiro tempo, aos 19 ', com um golo de cabeça de Carlitos. O jovem jogador da EFAP, de costas para a baliza, surpreendeu o guarda-redes Morais, que, desamparado, apenas seguiu a bola com os olhos até o fundo das redes.

A fechar o primeiro tempo, aos 19’, Carraça ampliou a vantagem para o conjunto visitante.

No segundo tempo, a equipa mirandelense optou por recuar as linhas e a EFAP aproveitou para mostrar mais audácia, conseguindo o 2-3, aos 30’, com Carlitos, num toque inspirado de calcanhar, a aproveitar um passe de Arnaldo.

Segundos depois, o Futsal Mirandela conseguiu o 2-4 na conversão de uma grande penalidade, assinalada devido à falta cometida por Amaro sobre Colmeais e convertida por Rachado.

Aos 32’, Abel (3-4) na recarga ao remate de Carlitos consegue dar esperança renovada aos brigantinos.

Nos minutos finais da partida, a EFAP apostou no quinto homem, e o resultado não poderia ser melhor, com o guarda-redes Rui Fernandes, de ângulo apertado, a oferecer o empate à equipa de Manuel Rodrigues, ao minuto 39.

Animados pelo empate, a EFAP iria conseguir a reviravolta, por Clóvis, ainda ao minuto 39. O triunfo seria consumado, aos 40’, pelo capitão Dani Alves a rematar com sucesso perante uma baliza deserta.

Nas declarações no final do encontro, o treinador da EFAP, Manuel Rodrigues, destacou que a partida teve duas metades distintas e elogiou o contributo de Arnaldo para a dinâmica da equipa. “Tivemos uma má primeira parte, com pouca concentração e intensidade, enquanto na segunda parte mostrámos mais agressividade e foco no objetivo. O desempenho do Arnaldo foi crucial, com a mais-valia de executar os passes decisivos que acrescentam outra dimensão ao jogo. Sem ele, teria sido mais difícil, numa vitória que, no final, se revelou justa. O nosso objetivo é crescer como equipa, independentemente de termos seis pontos ou zero. Não nos concentramos nas posições de topo, mas sim em jogar sempre para ganhar”.

Na estreia em jogos do Campeonato Distrital de Futsal da AF Bragança, Arnaldo Pereira, o jogador português mais internacional de sempre, refletiu sobre o seu papel no clube ao qual dá o nome. "Nestes jogos, acredito que a minha experiência, mais do que a capacidade de passe, faz a diferença no jogo, especialmente para orientar e motivar estes jovens. Sinto-me muito bem com esta experiência e quero contribuir para construir algo especial. Quem sabe, um dia, levar esta equipa à 1.ª Divisão."

Do lado dos mirandelenses, Pedro Clemente considerou que o resultado acaba por ser injusto. “Foi um jogo bem disputado e já sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar. A nossa derrota acaba por surgir devido a detalhes. Não é um resultado justo, tendo em conta o trabalho realizado no primeiro tempo,” acrescentando que “após um ano de inatividade, queremos construir uma equipa, com antigos e novos atletas, capaz de competir com qualquer uma neste campeonato,” rematou.

Contas feitas à 2.ª jornada, a EFAP segue na liderança partilhada com o Sp. Moncorvo, ambos com 6 pontos, enquanto o Futsal Mirandela ocupa o quarto lugar com 3 pontos.

Resultados da Jornada 2 do Campeonato Distrital de Futsal:

Sendim 4-1 Freixo

EFAP 6-4 Futsal Mirandela

Torre Dona Chama 6-3 Alfandeguense

Pioneiros de Bragança 3-7 Sp. Moncorvo

Vimioso-Miranda (21/10)

Próxima jornada (3.ª) está marcada para o dia 20 de outubro com o seguinte alinhamento:

Ala-Sendim (Adiado para o dia 23 de fevereiro), Futsal Mirandela-Torre Dona Chama, Miranda do Douro-Pioneiros; Alfandeguense-Vimioso; Freixo-EFAP.

 

Assinaturas MDB