Árbitro brigantino distinguido com “Menção Honrosa” nos prémios Cartão Branco 2025
David Machado, árbitro da Associação de Futebol de Bragança, foi distinguido com uma Menção Honrosa na cerimónia de entrega dos prémios Cartão Branco 2025, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O evento realizou-se na passada quinta-feira, 6 de novembro, no auditório do Centro de Juventude de Lisboa – Expo.
Natural de Argozelo, David Machado estava nomeado na categoria “Árbitros e Juízes”, cujo vencedor foi José Costa, da Patinagem Artística. Os restantes nomeados, entre os quais o árbitro brigantino, receberam uma Menção Honrosa, reconhecimento atribuído a quem se destacou pela promoção do fair play e do respeito mútuo no exercício das suas funções.
O gesto que motivou a nomeação remonta a 16 de março de 2025, durante o encontro entre o Grupo Desportivo de Moncorvo e a ADSP Vale do Conde, a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Distrital de Juniores C Sub-14. Nessa partida, o árbitro mostrou Cartão Branco ao jogador Telmo Matos, em representação do GD Moncorvo, como reconhecimento do ato de desportivismo protagonizado pelo clube.
Na ocasião, a equipa visitante, a ADSP Vale do Conde, chegou ao recinto sem o equipamento desportivo, e o GD Moncorvo disponibilizou o seu equipamento alternativo para o jogo poder realizar-se. Um gesto simples, mas exemplar, que motivou a distinção pelo espírito desportivo e cooperativo.
O Cartão Branco é uma iniciativa que visa reconhecer e promover valores como o respeito, a inclusão, a cooperação e o fair play, sendo atualmente aplicado em 34 modalidades e contando com 91 entidades aderentes.
A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e da vogal do IPDJ, Lídia Praça, que sublinharam a importância de valorizar o desportivismo e a ética nas várias vertentes do desporto.
Foto: AF Bragança
