Equipas transmontanas marcam presença no Circuito Nacional de Walking Football
As equipas de Miranda do Douro e Macedo de Cavaleiros marcaram presença, na passada quarta-feira, no Campo do IPB, na segunda etapa do Circuito Nacional de Walking Football. A modalidade, destinada a pessoas com mais de 50 anos, incentiva o convívio social e promove uma vida ativa, sendo cada vez mais reconhecida pela sua importância na promoção do bem-estar e da longevidade.
Integrada no projeto "Novas Sociedades Longevas" (NSL), desenvolvido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a iniciativa permitiu monitorizar a prática desportiva dos participantes e recolher dados sobre "níveis de esforço", "frequência cardíaca" e "calorias gastas" durante a atividade.
Segundo o comunicado emitido pela organização, estes dados são fundamentais para "avaliar a prática desportiva dos jogadores" e poderão servir como "base para investigações futuras" no projeto NSL. Com o apoio da Universidade de Salamanca e do Conselho Económico e Social de Portugal, o projeto procura "compreender, conhecer e agir" perante o desafio crescente do aumento da esperança de vida e das transformações demográficas, que refletem "uma nova realidade mundial".
Além de promover o envelhecimento ativo, o projeto NSL visa aprofundar o estudo sobre os benefícios e necessidades da população sénior, considerando o contexto de "um declínio notável na taxa de natalidade e uma distribuição desequilibrada da população", como destacado no comunicado. A recolha e análise de dados visam, assim, proporcionar uma "melhor compreensão das necessidades e benefícios de programas de exercício adaptados" à realidade da população envelhecida.
Fotos: DR